LeV Arranca Esta Sexta-Feira

A 13ª edição do Festival Literatura em Viagem começa no dia 10 de maio, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços de Concelho, em Matosinhos, com a conferência inaugural presidida por Artur Santos Silva, ex-presidente do conselho de administração da Fundação Gulbenkian.

As restantes sessões do LeV, que tem este ano como tema “A Última Viagem”, terão lugar, nos dias 11 e 12 de maio, no Teatro Municipal de Matosinhos – Constantino Nery.

Dos vários autores presentes nesta edição, destaque para as presenças de Alan Hollinghurst (vencedor do Man Booker Prize), Michael Cunningham (vencedor do Prémio Pulitzer) e Frederico Lourenço (vencedor do Prémio Pessoa).

Do desaparecimento de Saint-Exupéry ao naufrágio do Titanic, o LeV debaterá a forma como a literatura se apropriou destas histórias e as eternizou ou redescobriu, entre os habituais debates e entrevistas.

O festival arranca na sexta-feira de amanhã, com as autoras Inês Botelho e Raquel Patriarca a visitarem escolas do concelho.

Nota ainda para uma oficina de tradução por Nuno Quintas; uma sessão de leituras pelo autor cabo-verdiano Silvino Évora; e o espetáculo Na Tua Ou Na Minha Língua.

A programação inclui ainda uma apresentação das obras Amantes de Buenos Aires, de Alberto S. Santos, e O Rapaz Que Queria Aprender a Olhar, de Vítor Pinto Basto. Também no sábado terá lugar uma mesa de debate com leituras encenadas da responsabilidade da Residência Dramatúrgica de Matosinhos.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.