Leonardo Da Vinci. Observa. Questiona. Experimenta No Porto

A exposição Leonardo da Vinci. Observa. Questiona. Experimenta, que assinala o quinto centenário da morte de Leonardo da Vinci (1452 – 1519, estará patente até ao dia 6 de outubro, na Praça Gomes Teixeira, no Porto.

O projeto, organizado pela Fundação La Caixa, com a colaboração do BPI, da Câmara Municipal do Porto e do Château du Clos Lucé – Parc Leonardo da Vinci, «combina espetáculo audiovisual, exibição de maquetes à escala real no exterior, jogos e realidade aumentada, para estabelecer a relação de uma das mentes mais brilhantes da história da humanidade com a nossa vida quotidiana».

A equipa multidisciplinar, formada por especialistas em Leonardo da Vinci, arquitetos, engenheiros, guionistas, realizadores, designers, programadores de jogos multimédia e especialistas em realidade aumentada, deste projeto de mais de dois anos, apresenta «uma experiência surpreendente que se desenrola em dois espaços distintos: um interior e outro exterior».

Uma grande projeção audiovisual acolhe os visitantes e apresenta-lhes um dia normal das suas vidas sob a lente de Leonardo, com sete jogos interativos «que lhes permitirão compreender, experimentar para criar, e descobrir, através das obras de Leonardo nas mais variadas disciplinas do conhecimento, o denominador comum da inteligência e da sensibilidade».

No exterior serão apresentadas quatro maquetes à escala real, «interpretações fiéis dos desenhos originais de Leonardo da Vinci, construídas com materiais dos nossos dias», com aplicação e leitura de códigos QR.

A exposição pode ser visitada pelo público em geral, de segunda a sexta, das 12h00 às 13h30 e das 16h30 às 20h30 e aos fins de semana e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 16h30 às 20h30.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.