Legado De Vinicius De Moraes E De Zeca Afonso Celebrado Em Concerto

O Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, estreia a 26 de maio, às 21h00, Estrada Branca, o projeto musical que exalta o legado lírico e musical da língua portuguesa pelas vozes de Mônica Salmaso e José Pedro Gil.

Com dramaturgia de Carlos Tê e colaboração de Ricardo Pais, o espetáculo junta artistas herdeiros das melodias lusitanas e brasileiras para “traficar” ritmos, danças, lágrimas e esperanças, numa celebração da língua portuguesa e do seu legado lírico e musical.

“Este concerto percorre, assim, o Brasil do poetinha – terra nova, luxuriante e de gente de todos os lugares – e o Portugal do bicho-cantor – um país convertido em eterno ponto de partida.”

Mônica Salmaso – que, segundo o LA Times, é uma das vozes mais atrativas a chegar do Brasil nos últimos anos, e que tem dedicado a sua carreira a cantar a música popular de qualidade, inclusive de Vinicius de Moraes – e José Pedro Gil – que já se tinha encontrado com a cantora brasileira em 2015 quando editou o álbum Outro Tempo, José Afonso, juntamente com Emanuel de Andrade – são os protagonistas de Estrada Branca.

Os dois artistas vão revisitar 25 temas menos percorridos dos dois vultos da cultura portuguesa e brasileira, com destaque para “Canção de Embalar”, de José Afonso, ou “Olha Maria”, de Vinicius de Moraes.

Estrada Branca, é uma produção 3H Produções Culturais em colaboração com o TNSJ, conta com direção musical de Nelson Ayres (piano e acordeão), Teco Cardoso (flauta e saxofone) e Emanuel de Andrade (piano) e um quarteto de cordas (dois violinos, uma viola de arco e um violoncelo). O dispositivo cénico do espetáculo é da responsabilidade de Manuel Aires Mateus.

O espetáculo, com bilhetes a 10 euros, pode ser visto Mosteiro de São Bento da Vitória nos dias 26 e 27 de maio, às 21h00.

Após a estreia no Porto, o espetáculo será apresentado no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 30 de maio (21h00), e no Teatro Municipal São Luiz, a 3 de junho (21h00).

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.