LEFFEST Invade Sintra De 16 A 25 De Novembro

A 12ª edição do Lisbon & Sinta Film Festival (LEFFEST) está de regresso, desta vez a decorrer em Sintra e Lisboa, de 16 a 25 de novembro. 

Espaços como o Centro Cultural Olga Cadaval, o Palácio Nacional e Jardins de Queluz, o Palácio Nacional de Sintra, o MU.SA – Museu das Artes de Sintra, os cinemas Medeia Monumental e Nimas, o Teatro Nacional D. Maria II e o cinema Amoreiras são alguns dos espaços que vão acolher a programação.

A nova obra de Jacques Audiard – Os Irmãos Sisters (The Sisters Brothers) – é o filme oficial de abertura do festival, a 16 de novembro, no Centro Cultural Olga Cadaval, numa sessão que irá contar com a presença do realizador.

O cartaz deste ano remete para a obra de David Lynch, a quem o festival dedica um programa especial 12 anos depois da sua presença na edição inaugural, em 2007. Além de duas exposições de fotografia Small Stories, de David Lynch e Psychogenic Fugue, de Sandro Miller, o festival vai exibir os filmes e vídeos de Lynch dos últimos 12 anos, com destaque para os primeiros episódios de Twin Peaks – The Return.

Há ainda a destacar as sessões especiais dos filmes Caminhos Magnéticos, de Edgar Pêra, Ainda Tenho Um Sonho ou Dois – A História dos Pop Dell’Arte, de Nuno Galopim e Nuno Duarte; e ainda Segredos E Mentiras, de Mike Leigh (cópia digital restaurada) Retrospectiva Mike Leigh; Shoplifters – Uma Família De Pequenos Ladrões, de Hirokazu Koreeda – Fora de Competição; Silvio E Os Outros (LORO), Paolo Sorrentino – Fora de Competição; High Life, de Claire Denis – Fora de Competição; e Vox Lux de Brady Corbet.

Nesta edição, o festival vai prestar homenagem a João Botelho, com a primeira e mais completa retrospetiva da sua obra em Portugal, bem como aos realizadores Mike Leigh, Paul Schrader, Mario Martone e Darezhan Omirbayev, que váo estar presentes para acompanhar as suas retrospetivas.

Seleção Oficial em Competição

No total são 11 os filmes presentes na secção Selecção Oficial em Competição e 18 filmes Fora de Competição, todos inéditos em Portugal e alguns dos filmes mais aclamados de 2018. Mas o maior destaque vai para a obra de David Lynch, o cineasta que vai ser celebrado 12 anos após a sua presença na primeira edição do LEFFEST, em 2007.

O júri da Seleção Oficial – Em Competição é composto por Walter Salles (realizador), Martha Argerich (pianista), Jonathan Littell (escritor e realizador), Stephen Kovacevich (pianista e maestro), Chrysta Bell (cantora, compositora e actriz) e Jorge Queiroz (artista plástico).

Segundo a organização, “mais do que uma mostra de filmes, o LEFFEST dá ao espetador a possibilidade de confrontar ideias, ter voz ativa, participar nas conversas com cineastas, pensadores e artistas. Experiências e reflexão que o LEFFEST propõe no grande écrã – através de uma programação diversificada que abrange as melhores produções cinematográficas, consagradas e emergentes – e ao vivo, nas várias manifestações artísticas, do teatro à música e às exposições, masterclasses, debates e simpósios programados a cada edição.

No âmbito de Festival o MU.SA – Museu das Artes de Sintra recebe exposição de Yuksel Arslan de 17 de novembro a 30 de dezembro, intitulada Artures.

Numa combinação de ritmos e texturas da memória, e da história, o discurso de Arslan ultrapassa uma possível categorização, sendo que ele próprio, em 1962, criou o acrónimo “arture” (a partir da palavra “arte” e do sufixo “ure”, como em peinture e sculpture).

Através de um diálogo com a herança surrealista, a literatura, a filosofia, o tradicional e o moderno, o temporal e o intemporal, as suas obras são como apontamentos num diário, onde regista impressões, percepções e observações.

Esta exposição, a primeira em Portugal, é uma escolha de 14 artures de várias séries em que trabalhou, como “Influences” (1980-1984),“L’Homme” (1986-1999) e “Nouvelles Influences” (2000- 2010).

Os bilhetes para as sessões têm um preço a partir de 4 euros, e os passes 55 euros para menores de 25 anos, e 70 euros para o público (dá acesso a todos os filmes nos cinemas Medeia Monumental e Espaço Nimas), e estão à venda nos locais.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.