Le Moustache Smokery – Do Forno Para o Prato

Le Smokery Moustache
Le Smokery Moustache

Os pratos fumados são a grande especialidade do Le Moustache Smokery um dos novos restaurantes de Lisboa, que é também um poiso de referência para os apreciador de Gin.

Junto ao forno encontramos Daniel Cardoso, um dos sócios deste projeto, que se celebrizou ao participar no concurso televisivo português Marterchef. Não ganhou, mas conseguiu embalo suficiente para avançar com o seu projeto de cozinha de autor, juntamente com três amigos. Daniel recorreu a todos os outros que, acreditaram na sua habilidade, e na base do crowdfunding o ajudaram a financiar esta ideia. Os contribuidores têm agora a sua placa, numa espécie de hall of fame, no interior da sala do restaurante.

Comida de conforto associada a gin mas também a cerveja artesanal, num espaço que se pretende ser de partilha. A sala tem mesas grandes, como as que recordamos nas antigas casas de família. Assume-se assim, que quem entra se vá juntando e, quem sabe, pedir petiscos para provar em conjunto.  A ementa tem como base ingredientes fumados, cozinhados de forma lenta e demorada nos fornos. Há um aroma intenso a fumo no ar.

O bar, à entrada é uma parceira com a Gin Lovers, por isso, ir ao Le Moustache Smokery, requer um período prévio de estágio nesta zona, antes de sentar à mesa. Leve tempo para dar dois dedos de conversa e apreciar as soluções simples e criativas de decoração que vai encontrar neste espaço, com recurso a elementos do contexto. E não estranhe, se a meio de uma conversa, alguém disparar um “olha, aquilo são tachos!!!”

Mas afinal de contas, em que é que esta carne se diferencia? Vai encontrar pratos bem condimentados, em que a forma de preparação da carne vai influenciar o sabor e a consistência da peça. Na maior parte das vezes, não tivemos de recorrer à faca pois de tão macia, retiramos uma porção de carne do prato sem qualquer tipo de esforço. Para quem não conhece o conceito e é sensível a inovações, abstenha-se de questionar sobre detalhes da confeção dos pratos, pois não vai ser fácil avançar com o garfo na direção da boca quando estamos a falar de “chicken wings maturadas numa cura de dois dias” ou “frango marinado dois dias em leite azedo”.

O melhor é avançar, sem medos para a prova pois a diferença no sabor é bem real e surpreendente. As asinhas de frango têm um apontamento oriental que lhes dão um toque exótico, há também as famosas ribs americanas (costeletas, vulgarmente conhecidas como piano com molho barbecue e pickles). O pulled pork, uma espécie de bifana servida num prato é outra das especialidades, assim como o pastrami, carne magra curada e muito tempera muito popular junto da comunidade judaica. Há também na ementa pratos de peixe, como o bacalhau com espuma de azeite, alho e louro ou salmão. Nem a sobremesa escapa ao forno, com o arroz doce com canela fumada, ou a pavlova que é também uma das especialidades deste Chefe.

O Le Moustache Smokery fica no nº 44 da Praça das Flores, em Lisboa e abre de segunda a quinta-feira, das 12h00 às 24h00, sextas-feiras e sábados encerra às 2h00. Aos domingos abre das 12h00 às 18h00, neste lazy day, os menus disponíveis são de brunch. O valor médio de refeição por pessoa é de 15 a 20 euros.

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.