Lançado Concurso Literário Contos Do Dia Mundial Da Língua Portuguesa

A propósito do Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado hoje, O Instituto Camões, a Porto Editora e o Plano Nacional de Leitura (PNL) lançam um concurso literário “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”.

O concurso destina-se aos alunos de português e desafia-os a escreverem um conto inédito, de uma a três páginas e contempla cinco categorias, em função da idade e de acordo com os níveis de proficiência da língua.

Os trabalhos, individuais, cuja autoria e originalidade deve ser atestada pelo professor, devem ser entregues até ao dia 30 de janeiro de 2021. Os vencedores serão conhecidos a 5 de maio de 2021, data em que se assinala pela segunda vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

“Este incentivo à criação em língua portuguesa junto dos jovens que estudam em português em 76 países, em cinco continentes, visa não só estimular competências linguísticas, mas apoiar o diálogo e o encontro entre culturas, reforçando, assim, duas dimensões fundamentais da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa: a afirmação do Português como uma língua de comunicação internacional e como uma língua plural, de pontes e de encontros”, salienta o presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos em comunicado.

“É o reconhecimento por parte da UNESCO da relevância que a Língua Portuguesa tem a nível mundial, a mais falada no hemisfério sul e a quarta em todo o mundo”, afirma Graciete Teixeira, da Porto Editora, a propósito da efeméride, considerando que o concurso literário reflete a universalidade da Língua Portuguesa e constitui uma outra forma de promover a língua nas mais diversas geografias.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.