Lamego Cidade Poema Arranca A 25 De Junho

A 4ª edição do Festival Literário Lamego Cidade Poema realiza-se no Teatro Ribeirão Conceição, de 25 a 27 de junho.

A programação conta com sessões de poesia, conversas temáticas, concerto poético, peça de teatro infantil e a atribuição do Prémio Literário Fausto Guedes Teixeira e ainda a apresentação do livro Acordes de Lamego em Tempo de Pandemia.

Fausto Guedes Teixeira nasceu a 11 de Outubro de 1871 em Lamego. Oriundo de uma família aristocrata, estudou Direito na Universidade de Coimbra, onde confraternizou com vários intelectuais portugueses e estudantes que se destacaram na poesia. Poeta idealista, teve no tema do amor a sua principal fonte de inspiração. Viveu no Brasil, passou por Moçambique e instalou-se em Lisboa, onde viveu durante cerca de 20 anos, e se destacou como jornalista e em diversas funções políticas. Nos últimos anos de vida, regressou a Lamego passando a residir na Casa do Parque, local onde viria a falecer em 1940.

Destaque, no dia 25 de junho, para a conversa com Nuno Rogeiro (carece de confirmação definitiva) com Maria Miguel Cabo e o espetáculo A Poesia é uma Arma Carregada de Futuro, por Pedro Lamares.

No dia 26 de junho estão agendadas as conversas “A Arte das Artes”, com Afonso Cruz e António Martins e “A Inquietação de Deus”, com Ana Luísa Amaral e José Pedro Leite, às 16h15 e 17h30, respetivamente. Pelas 22h00, sobem ao palco Renato Filipe Cardoso e Rui David, com o concerto poético Partido Coração.

No último dia do evento será atribuído o Prémio Literário Fausto Guedes Teixeira e apresentado o livro Acordes de Lamego em Tempo de Pandemia. O festival encerra com o espetáculo Duas Línguas e Um Oceano, com Richard Simas.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.