La Trattoria – A Tradição Da Cozinha Italiana Anuncia Um Pezinho De Dança

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

Em que data abriu o Restaurante italiano La Trattoria, da Rua Artilharia Um, em Lisboa? Pela peculiaridade da resposta, acreditamos que merecia ser incluída num jogo de perguntas de cultura geral: no dia 24 de abril de 1974, um dia antes da revolução dos cravos.

Quem nos conta o episódio é Pedro Seabra, atual sócio do restaurante e neto do fundador. “O meu avô vivia em Madrid, lá conheceu um senhor italiano que tinha um restaurante e queria abrir em Lisboa. Não havia restaurantes italianos em Lisboa. O meu avô tinha este espaço e decidiram abrir aqui. Tiveram foi azar com a data… “. A revolução afastou o sócio italiano, mas o certo é que o restaurante se manteve na família. “A minha mãe, há quase 20 anos fez aqui uma grande obra. Isto era um clássico, um restaurante todo em madeira. Era muito diferente, até havia uma pizzeria em baixo.” Há cerca de 7 anos, e com um curso de Gestão Hoteleira na mão, Pedro Seabra está a dar continuidade ao negócio.

O desafio, hoje em dia, é trazer para o espaço, aquele conceito de “novidade” que todos procuram sempre. E para isso está a juntar uma agenda de eventos musicais à conhecida seleção de iguarias italianas. A qualidade da ementa está garantida há anos, razão pela qual continuam a servir várias gerações das mesmas famílias. “A cozinha italiana é uma cozinha simples. O segredo é trabalhar sempre com os melhores ingredientes, com a melhor matéria prima” explica-nos Pedro Seabra.

À Mesa

Tivemos oportunidade de experimentar uma seleção de pratos. De entradas, uma novidade, a Piadina de Vitela, com vitela assada, gengibre e pistachio; a Melanzanna Alla Parmigiana (Beringela gratinada com mozzarella, tomate confit e queijo parmesão) e um dos clássicos das entradas deste restaurante: Rotolini La Trattoria (rolinhos de ventricina com mozzarella, orégãos e azeite de trufa) são ligeiramente picantes e absolutamente deliciosos.

De pratos principais partilhámos os Filetes Panados de Vitela (fininhos, sem gordura e muito bem temperados) e um prato de massa: Rigatoni Al Tartufo (Paccheri com molho de queijo parmesão e cebola confitada, trufa negra e “funghi porcini”, com o real sabor dos ingredientes).

De sobremesa foi servida uma Tarte de Limão desconstruída, ideal para selar os excessos.

Os jantares são servidos à carta, ao almoço dispõe de um menu de buffet. Pelo valor de 15,50€ os clientes podem deliciar-se com a genuína gastronomia italiana e, conta-nos Pedro Seabra, que face à grande proximidade de escritórios, são muito solicitados.

O Espaço e as Novidades

O restaurante La Trattoria tem vários espaços. Além da sala principal, que está sempre aberta, a que tem vista para a rua, abriram recentemente uma esplanada, com algumas mesas no exterior. Na entrada há também um bar, onde é possível degustar um cocktail. No interior há mais salas. Uma em estilo jardim de inverno, com luz natural durante o dia e outra, onde estão a acrescentar um programa de animação à gastronomia. Atualmente, às sextas feiras, há um evento de Mambo Italiano, com um Dj que passa música italiana. O jantar puxa um cocktail e a música pede que fiquem para mais uma bebida, uma canção, um passo de dança. Uma vez por mês, recebe ainda um chefe de cozinha convidado, que apresenta um menu exclusivo, numa noite que também mistura comida com entretenimento.

 

O restaurante tem ainda uma sala que é uma pequena joia: a “sala secreta” é um espaço que pode ser reservado para eventos privados. Tem capacidade para 6 a 18 pessoas, uma porta a garantir a exclusividade e até um wc próprio. Aconchegante, faz-nos sentir em casa, num lar italiano!

O restaurante La Trattoria fica no nº 79 de Rua Artilharia Um, em Lisboa. Abre para almoço de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 15h00. Para jantar abre entre as 19h30 às 23h00. Às sextas e sábados o horário estende-se até à meia noite.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.