Kino Arranca a 22 de Janeiro no Goethe-Institut Lisboa

kino2015A Mostra de Cinema de Expressão Alemã – KINO, organizada pelo Goethe-Institut Lisboa, arranca no próximo dia 22 de janeiro e estende-se até 5 de fevereiro.

Para além de Lisboa, o Festival chega este ano às cidades de Coimbra e Porto com uma seleção de filmes da Alemanha, Áustria, Luxemburgo e Suíça.

Die Geliebten Schwestern inaugura esta edição do festival no Cinema São Jorge, a 22 de janeiro, às 21h00. Realizado por Dominique Graf, conta a história do triângulo amoroso entre o poeta Friedrich Schiller e duas irmãs da aristocracia da Turíngia que se apaixonam pelo mesmo homem e desafiam as convenções do seu tempo.

A mostra principal inclui algumas das mais recentes longas-metragens alemãs, muitas delas estreadas no Festival Internacional de Berlim. É o caso de Das Finsterne Tal, que será apresentado em Lisboa pelo realizador, Andreas Prochaska, a 24 de janeiro, às 21h00, no Cinema São Jorge.

Paralelamente à mostra principal, são vários os ciclos e programas temáticos que decorrerão este ano. O KINOdoc exibe documentários recentes, a maioria dos quais apresentados no DOKLeipzig, com destaque para Master of the Universe,  premiado como Melhor Documentário Europeu 2014.

A cumprir um dos principais objetivos do KINO, que pretende dar a conhecer o que de novo se faz no cinema de língua alemã, está programada a rubrica Novas Tendências. Esta secção faz chegar ao público as curtas-metragens Next Generation e os filmes Dicke Mädchen e Love Steaks, parte do novo movimento German mumble-core que reúne obras de jovens realizadores dedicados a fazer cinema de forma independente.

Para assinalar os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, será exibido um programa temático especial com algumas das produções mais conhecidas da DEFA, estúdio da antiga RDA, sobre o passado nacional-socialista.

Pela primeira vez, o KINO terá também uma secção dedicada aos mais pequenos: a KINOzinha, onde irão ser apresentados uma selecção de filmes de animação infantis exibidos no festival DOKLeipzig.

Os preços dos bilhetes variam entre os 3 euros e os 4 euros, sendo que em alguns ciclos e nas sessões familiares a entrada é gratuita mediante marcação prévia.

Texto de Mariana Ferreira Machado

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.