Kino 2016 Arranca a 27 de Janeiro

kino2016O KINO 2016 (Mostra de Cinema de Expressão Alemã) arranca no próximo dia 27 de janeiro e vai decorrer até dia 4 de fevereiro, no Cinema São Jorge, Cinemateca e Goethe-Institut em Lisboa, seguindo depois para Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente, de 28 a 30 de janeiro e finalmente chega ao Porto, a 30 e 31 de janeiro, com sessões na Fundação Serralves e na Casa das Artes.

Para abrir a mostra foi escolhido o filme As Mentiras dos Vencedores de Christoph Hochhäusler e para o fecho Supermundo de Karl Markovics, entre 37 filmes que fazem parte do programa desta 13ª edição, que inclui 30 filmes alemães, três austríacos, três suíços e um luxemburguês.

O filme seleccionado para a abertura foi escolhido para estar presente no Festival de Cinema de Roma, em Itália e no Festival Internacional de Cinema Hof, na Alemanha, no mesmo ano.

Nesta edição vamos poder contar com a presença do ator e realizador Karl Markovics, em Lisboa e Coimbra, que vem apresentar o filme Supermundo,  com a presença de Rosa von Praunheim, realizador a quem a Mostra dedica uma retrospectiva na Cinemateca, Elfi Mikesch, realizadora do filme Fieber, exibido na secção Mostra Principal, e operadora de câmara de vários filmes de Rosa von Praunheim, e do realizador Oliver Sechting.

A KINO 2016 propõe este ano 12 longas metragens de ficção na secção Mostra Principal, sete documentários na secção KINOdoc, oito longas metragens na retrospectiva dedicada a Rosa von Praunheim (precursor do movimento homossexual na Alemanha), organizada em parceria com a Cinemateca e com Augusto M. Seabra; Curtas: sete curtas metragens em duas sessões de curtas e por fim três filmes para o público mais jovem na secção Mostra para Escolas, destinada ao público jovem da KINO.

Destaque ainda para a nova secção Novas Perspetivas, que traz um novo olhar abrangendo todas as secções do festival, pretende destacar as primeiras obras de jovens talentos da realização, e que apresenta, entre outros, filmes de ficção e documentários da secção Perspektive Deutsches Kino (Perspetiva Cinema Alemão) da Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Os bilhetes para as sessões poderão ser adquiridos nos locais de exibição.

Texto de Elsa Furtado

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.