Junho das Artes em Óbidos

A vila de Óbidos acolhe, entre os dias 10 e 26, mais uma edição do Junho das Artes (JA), que acolhe uma série de intervenções de artistas plásticos contemporâneos e que este ano se rege pelo tema “Fronteiras”.

O JA procura a produção artística na sua construção conceptual e formal, focada no papel genuíno da experimentação artística, tendo como palco a vila de Óbidos. Na edição deste ano, é de relevar, no formato do evento, o trabalho de produção artística em permanência, que se pode começar a observar desde o início do mês de Junho, nas ruas da vila e o espaço de encontro de artistas e público – galeria da Casa do Pelourinho.

As escolas, através dos seus ateliês criativos, também vão integrar o programa, assim como os pólos escolares irão estar presentes com trabalhos desenvolvidos pelas crianças, sobre a temática.

A programação encontra-se dividida em três ciclos distintos de forma a estabelecer uma relação com as várias possibilidades que o conceito “Fronteira” promove.

O primeiro ciclo concentra-se fisicamente nos espaços expositivos da Galeria novaOgiva (trabalhos de Filipa César, Manuel Santos Maia e Pedro Neves Marques), na Galeria da Casa do Pelourinho (Patrícia Almeida) e no Museu Municipal (João Ferro Martins e Manuel Santos Maia).

No segundo ciclo de programação, o espaço expositivo prolonga-se para o exterior, pelas ruas da vila, partindo do convite a oito artistas (Inês Milagres, Inês Botelho, Henrique Neves, André Banha, João Ferro Martins, Von Calhau, Luís Sezões e Tiago Baptista) para olharem para o território do concelho de Óbidos. Este processo criativo pode ser partilhado com o público no último piso da Galeria da Casa do Pelourinho, onde Inês Milagres, Von Calhau e João Ferro Martins estarão em residência durante o JA.

O terceiro ciclo parte do convite a duas estruturas de programação independentes a operar na região: o Museu Bernardo (sediado nas Caldas da Rainha) e a Associação a9))) (localizada em Leiria), ambas foram convidados a desenhar uma programação que deslocasse para Óbidos o seu espaço original de acção, aproximando lugares e criadores, e fazendo de Óbidos o seu palco de encontro e mostra.

Para além dos artistas convidados, a iniciativa conta ainda com dez projectos que se vão instalar na vila, lado a lado copm as propostas dos artistas convidados. Amélie Bouvier, Projecto Balbucio, Cátia Ezequiel, Gustavo de Jesus, Javier Martinez, João Botas, Luis Plácido Costa, Mariline Ricardo, Martinho Fernandes e Miguel Lopes foram os candidatos seleccionados pelo Júri Project Rooms.

A organização desta iniciativa é do Município de Óbidos, através da Óbidos Patrimonium, e será inaugurada na próxima sexta-feira às 18h00, estando depois aberta todos os dias a partir das 10h00 às 18h00, com excepção das sextas e sábados (e vésperas de feriado) em que encerra às 23h00. So espaços onde o evento vai estar a decorrer fecham ainda para almoço, das 13h00 às 14h00.

 

 

Texto de Cristina Alves

 

Artigo anteriorBobby McFerrin actua em Guimarães no âmbito da Capital Europeia da Cultura
Próximo artigoCascais celebra 647º aniversário do município

Leave a Reply