Judaica Viaja até Belmonte

lOGO_judaica2015_IDDepois do sucesso da 3ª edição realizada em março na capital, a Judaica – Mostra de Cinema e Cultura vai decorrer agora, entre 7 e 10 de maio, em Belmonte.

A abertura desta extensão de enorme valor simbólico cabe a uma conversa com o rabino Schlomo Pereira em torno dos preceitos do Kosher e o seu significado espiritual, sendo esta seguida de uma mostra de produtos da região criados segundo estas regras.

Quanto a cinema, o destaque vai para Felix e Meira, filme canadiano que aborda o amor e a renúncia numa comunidade judia ortodoxa de Montreal. A ter em conta são ainda o filme venezuelano Escravo de Deus, que recria o atentado à bomba de 1994 ao Centro Comunitário Judaico de Buenos Aires, e a comédia uruguaia Kaplan, sobre um idoso de Montevideu que pensa ter descoberto um líder nazi num bar de uma praia dos arredores.

O encerramento, esse assinala os 70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial com Labirinto de Mentiras, uma obra em torno da investigação de um procurador que culminou nos Julgamentos de Frankfurt-Auschwitz, na década de 1960.

Do cartaz faz ainda parte uma sessão para escolas e uma outra com o escritor José Manuel Fajardo subordinada ao Judaísmo, Islão e Laicismo.

Aproveitando a afluência de turistas estrangeiros a Belmonte, todos os filmes e documentários terão legendas em português e inglês, sendo ainda possível desfrutar de visitas aos monumentos e rotas guardiãs do património judaico da região.

Texto de Alexandra Gil

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.