José Saramago dá nome a novo Airbus da TAP

aviao_tapA TAP acaba de dar o nome do Prémio Nobel português ao Airbus A320, que entra ao serviço este verão.

De acordo com a companhia, há alguns anos, à partida para uma viagem aérea, alguém terá dito a José Saramago, diante do painel de azulejos dedicado a Bartolomeu de Gusmão, no Aeroporto da Portela, que seria extraordinário um avião receber o nome de Blimunda, a personagem de O Memorial do Convento que recolhia vontades para que a passarola voasse. O escritor sorriu manifestou o seu agrado, sorrindo.

E assim surgiu este baptismo, não sendo o nome de Blimunda a cruzar os céus nas novas rotas da TAP, mas sim o do seu criador.

“A atribuição do nome de “José Saramago” a um dos aviões da nossa frota é uma enorme honra para a companhia aérea portuguesa, que, deste modo, homenageia simbolicamente um dos maiores expoentes da língua Portuguesa, evocando o Nobel pelos céus do mundo e levando, nas suas asas, o nome de José Saramago a dezenas de cidades na Europa e em África”, afirmou Luiz da Gama Mór, Administrador-Executivo da TAP.

Em junho, julho e agosto, e de forma a assinalar a estreia da aeronave, será exibido a bordo da frota de longo curso, o filme José Saramago, o tempo de uma memória, da realizadora Carmen Castillo.

 Texto de Alexandra Gil
Artigo anteriorDia dos Cruzeiros em Lisboa
Próximo artigoPremiados do concurso Lisboa à Prova estiveram no Pátio da Galé

Leave a Reply