José Luiz Passos vence Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2013

Zeinal Bava_Jose Luiz Passos_Henrique Granadeiro

José Luiz Passos é o grande vencedor do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2013, com o romance O Sonâmbulo Amador.

Os vencedores foram ontem revelados numa cerimónia realizada em São Paulo, no Auditório Ibirapuera, que premiou também as obras Essa Coisa Brilhante Que é a Chuva”, de Cíntia Moscovich, na categoria Contos, e Sentimental, de Eucanaã Ferraz, na categoria Poesia.

Nesta cerimónia foi também lançado o Livro das Palavras (Leya), uma coletânea de entrevistas com os 27 vencedores do prémio, entre 2003 e 2012, da autoria de Selma Caetano e José Castello, que assinala a comemoração dos 10 anos deste Prémio, traçando um panorama completo da produção literária contemporânea em língua portuguesa e traz análises críticas da obra dos autores premiados.

A Curadoria da 13ª edição do Prémio Portugal Telecom foi composta por: Selma Caetano, curadora-coordenadora e consultora literária da Portugal Telecom, pelo poeta António Carlos Secchin (curador da categoria Poesia), pelo escritor Luiz Ruffato (curador da categoria Romance) e pelo escritor Marcelino Freire (curador da categoria Conto/Crónica).

O livro de José Luiz Passos, O Sonâmbulo Amador, conta a história de um funcionário da indústria têxtil pernambucana internado numa clínica psiquiátrica cujos sonhos se misturam a acontecimentos políticos do fim da década de 1960.

José Luiz Passos nasceu em Catende, Pernambuco, em 1971, vivendo atualmente em Los Angeles, onde dá aulas na Universidade da Califórnia. O autor pernambucano também é contista, ensaísta e autor de uma peça de teatro.

Texto de Susana Sena Lopes

 

Artigo anteriorGastronomia Lisboeta para saborear na Rota das Sedas
Próximo artigoTabacaria de Fernando Pessoa agora com edição bilingue ilustrada do Clube do Autor

Leave a Reply