José Luiz Passos vence Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2013

Zeinal Bava_Jose Luiz Passos_Henrique Granadeiro

José Luiz Passos é o grande vencedor do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2013, com o romance O Sonâmbulo Amador.

Os vencedores foram ontem revelados numa cerimónia realizada em São Paulo, no Auditório Ibirapuera, que premiou também as obras Essa Coisa Brilhante Que é a Chuva”, de Cíntia Moscovich, na categoria Contos, e Sentimental, de Eucanaã Ferraz, na categoria Poesia.

Nesta cerimónia foi também lançado o Livro das Palavras (Leya), uma coletânea de entrevistas com os 27 vencedores do prémio, entre 2003 e 2012, da autoria de Selma Caetano e José Castello, que assinala a comemoração dos 10 anos deste Prémio, traçando um panorama completo da produção literária contemporânea em língua portuguesa e traz análises críticas da obra dos autores premiados.

A Curadoria da 13ª edição do Prémio Portugal Telecom foi composta por: Selma Caetano, curadora-coordenadora e consultora literária da Portugal Telecom, pelo poeta António Carlos Secchin (curador da categoria Poesia), pelo escritor Luiz Ruffato (curador da categoria Romance) e pelo escritor Marcelino Freire (curador da categoria Conto/Crónica).

O livro de José Luiz Passos, O Sonâmbulo Amador, conta a história de um funcionário da indústria têxtil pernambucana internado numa clínica psiquiátrica cujos sonhos se misturam a acontecimentos políticos do fim da década de 1960.

José Luiz Passos nasceu em Catende, Pernambuco, em 1971, vivendo atualmente em Los Angeles, onde dá aulas na Universidade da Califórnia. O autor pernambucano também é contista, ensaísta e autor de uma peça de teatro.

Texto de Susana Sena Lopes

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.