Jornadas Europeias do Património regressam este Fim-de-Semana

convento cristo1As Jornadas Europeias do Património 2014 decorrem este ano nos dias 26, 27 e 28 de setembro subordinadas ao tema Património, Sempre uma Descoberta, o C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões a nível nacional.

Com cerca de 500 atividades que se desenvolvem em todo o Território Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, distribuídas por 130 concelhos, a iniciativa conta com a participação de 310 entidades públicas e privadas, oferecendo um programa vasto e diversificado composto por 7 animações de rua, 53 oficinas pedagógicas/workshops, 2 concursos, 11 projecções de documentários/filmes, 47 encontros/conferências, 59 espectáculos artísticos, 34 exposições, 6 feiras/festivais, 5 jogos tradicionais, 4 lançamentos de publicações, 17 peddy/rally papers, 6 recriações e encenações históricas, 23 rotas patrimoniais/itinerários culturais, 2 sessões de leitura, 198 visitas guiadas/percursos orientados e 27 outras actividades variadas.

Um dos palcos principais das Jornadas deste ano é o Convento de Cristo em Tomar, onde vai decorrer a abertura oficial da iniciativa, às 15h30.

O programa inclui visitas especiais ao monumento, diurnas e noturnas, workshops de flores da Festa dos Tabuleiros, de Fatias de Tomar e de Fotografia, música de Tomar e da Indonésia, palestras e conferências, concertos e muito mais.

como_se_veste_a_nazare_MDJMJá na Nazaré, as Jornadas Europeias do Património decorrerão no Museu Dr. Joaquim Manso. Entre as propostas estão uma visita guiada ao museu, sob a temática “Dos Rostos às Vivências da Pesca”, e uma mostra de Arte Livre com intervenções de vários artistas no jardim do edifício a que se juntam momentos de animação musical, expressão dramática e poesia. A salientar ainda Como se veste a Nazaré?, atividade para os mais pequenos que consiste num visita ao museu centrada nas caraterísticas do traje tradicional da região, durante a qual todas as crianças são convidadas a vestir pequenos modelos na sua versão de trabalho e de festa.

museu_guardaO Museu da Guarda participa na iniciativa, em parceria com a autarquia local, oferecendo um programa que possibilita descobrir um redescobrir os elementos e locais emblemáticos da cidade. Da lista fazem parte, entre outros eventos, visitas guiadas ao Museu da Guarda, Paço da Cultura, Sé Catedral, Centro Histórico e Torre de Menagem, e ainda à antiga vila do Jarmelo. De salientar ainda conferências sobre a salvaguarda do património e o turismo e património cultural. A música marca também presença através de um concerto de câmara pelo Instituto Gregoriano de Lisboa na Sé da Guarda e com o apontamento a cargo do Conservatório de Música de S. José da Guarda nos claustros do Paço da Cultura.

No dia 26, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, é inaugurada a exposição Torre de Palma, uma villa nos confins do Império e lançado o guia de visita ao monumento, no centro de interpretação e acolhimento. O evento, que terá lugar às 16h00, é da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Alentejo com a colaboração da câmara municipal de Monforte e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Troia_05No sábado, entre as 11h00 e as 12h30, as ruínas romanas de Tróia convidam a um percurso fora do seu circuito de visita habitual. Trata-se de um passeio pedestre de 2,5 quilómetros ao longo da orla do estuário do Sado, guiado por uma arqueóloga que dará a conhecer os espaços e paisagens deste património europeu.

Por Alexandra Gil
Fotos C&H

 

 

 

 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.