Jornadas Europeias Do Património Decorrem Este Fim De Semana Em Todo O País

Este fim de semana é fim de semana de Jornadas Europeias do Património (JEP), que acontecem de Norte a Sul do País, ilhas incluídas e subordinadas ao tema “Partilhar Memórias”, e que visam celebram a importância da partilha de memórias, entendida como fator de cidadania, de dignidade e de democracia.

Durante três dias vão decorrer cerca de 1200 iniciativas, promovidas por  cerca de 600 entidades públicas e privadas (como todos os  Museus, Palácios e Monumentos sob tutela da DGPC, Universidades, Embaixadas, Igrejas, entre muitas outras instituições), distribuídas por 181 Concelhos, e quase todas com entrada gratuita. A entrada nos Museus, Palácios e Monumentos sob tutela da DGPC é gratuita no dia 30 para todos os visitantes e nos dia 28 e 29 para todos os interessados em participar nas iniciativas integradas nas JEP.

Alguns Destaques:

Em Aveiro, os Museus da cidade irão oferecer um programa de visitas comentadas a três edifícios situados em três das praças mais emblemáticas da cidade: Tribunal (Praça Marquês de Pombal), edifício dos Paços do Concelho (Praça do Município) – sábado às 10h30, e edifício da Capitania do Porto de Aveiro, (Ponte-Praça) – domingo às 10h30.

Ao final do dia de hoje, pelas 18h00 horas terá lugar no Coreto do Jardim Infante D. Pedro o concerto “O Jardim, o Coreto e a Banda” com a Banda Sinfónica de Aveiro – Banda Amizade, que vai  apresentar um programa eclético, executando obras que abarcam quase três quartos de século de música para banda.

No Porto destaque para a Reitoria da U.Porto, que vai ter visitas e atividades gratuitas.

Em Lisboa destaque para o Museu Calouste Gulbenkian, que apresenta “uma ampla diversidade de abordagens que nos permitem ler as coleções à luz de diferentes noções de património – dos mitos fundadores ao património LGBTQ, do saber enciclopédico e religioso ao cruzamento de culturas e seus resultados, numa certa ideia de Europa”.

Em Belém, o Museu dos Coches propõe uma visita à exposição do novo edifício; o teatro de sombras chinesas – A Princesa Beringela; um Peddy papers/ rally papers e uma visita às Reservas Museológicas do Museu.

Em Sintra as propostas são muitas e variadas, desde os Museus Municipais aos equipamentos geridos pelas Parques de Sintra – Monte da Lua.

O MU.SA- Museu das Artes de Sintra, Museu Anjos Teixeira, Museu Ferreira de Castro, Casa Museu Leal da Câmara, Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, Museu de História Natural de Sintra podem ser visitados gratuitamente, mas requerem inscrição prévia.

A Parques de Sintra participa nas JEP com a abertura noturna do Palácio de Monserrate e visitas guiadas temáticas diurnas a Monserrate e aos Palácios Nacionais da Pena, Queluz e de Sintra.

No dia 29, às 10h30, decorre a visita “Mnemósine: os Mitos Clássicos das esculturas de John Cheere”, nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz. No mesmo dia e local, às 16h00, será a vez da visita “Olimpo: morada de deuses, monstros e heróis”, também dedicada às esculturas deste Jardim, enquanto exemplo notável exemplo de representações sobre divindades, monstros e heróis imortalizados, que requeriam o exercício dos mais extraordinários poderes do génio e da arte. As atividades requerem inscrição prévia online.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, e tidas como o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa. A sua natureza pan-europeia contribui para aproximar os cidadãos e realçar o valor do património cultural, alertando para a necessidade da sua contínua proteção através da criação de experiências que promovem a inclusão e fomentam a criatividade e a inovação.

As JEP são celebradas nos 50 Estados signatários da Convenção Cultural Europeia, e “evidenciam a diversidade das tradições e saberes locais, estilos arquitetónicos e obras de arte que, no seu conjunto, constituem o património europeu”. Lançadas pelo Conselho da Europa em França no ano de 1985, são organizadas conjuntamente com a Comissão Europeia desde 1999, e têm por objetivo “promover o conhecimento sobre um passado europeu comum, encorajar o apreço pelos valores tradicionais e inspirar novas práticas de conservação e educação patrimonial”.

Saiba mais sobre as Jornadas Europeias do Património aqui.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.