Jornadas Europeias do Património 2016 Animam O Fim De Semana

O Património ganha vida este fim de semana com as Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema “Comunidades e Culturas” e são muitas as atividades que vão decorrer de norte a sul e ilhas do nossos país e de outros países da Europa.

Na Nazaré, a programação inclui uma visita por locais relacionados com o esforço, e luta, dos pescadores da Praia da Nazaré, como a capitania do Porto da Nazaré, o Centro Cultural da Nazaré, as embarcações antigas (exposição), o estendal do peixe seco e a Lota (docapesca).

Já o Museu Dr. Joaquim Manso apresenta a exposição Cores da Nazaré de Ana Maria Botelho, a partir de amanhã, num evento que conta com a atuação do Grupo Amigos das Letras de Alcobaça, com declamações sobre a autora e a sua obra poética.

Em Lisboa, o destaque vai para as Galerias Romanas de Lisboa, na Rua da Prata, que abrem ao público até domingo, numa das duas vezes que abre ao público anualmente, entre as 9h00 e as 19h00.

Na Madre de Deus, o Museu Nacional do Azulejo convida a participar na elaboração de um painel de azulejos para um espaço público de Lisboa, conhecer o museu e o azulejo e ainda assistir a um Concerto de acordeão por alunos do Instituto  de Músico Vitorino Matono.

O Museu de Etnologia no Restelo, o Padrão dos Descobrimentos ou a Assembleia da República são outros dos locais que se associam à iniciativa com múltiplas atividades, de entrada gratuita.

No Padrão dos Descobrimentos, a programação inclui a oficina Brincar a Lembrar, e a visita guiada VENHA VER A CARAVELA DO INFANTE à obra de conservação, e restauro do monumento às 10h00, 12h00, 15h00 e 17h00 e algumas conferências.

No Museu Nacional de Etnologia vai estar em destaque a Gastronomia Africana, as Danças Tradicionais Europeias, TradBalls, visita às exposições, palestras, espectáculos de música e dança e oficinas.

Na Amadora, o Museu Municipal de Arqueologia da Amadora promove uma visita guiada ao sítio romano do Moinho do Castelinho, pelas 17h00, com acesso gratuito, e inaugura na Casa Roque Gameiro, a exposição Flor de Água: Helena Roque Gameiro (1895-1986) – Aguarela e Artes Aplicadas.

Em Queluz, o Palácio Nacional vai estar aberto à noite, com música barroca pelo pianista Nuno Margarido Lopes na Sala da Música e animação de época. Tudo com com entrada livre, mas acesso mediante inscrição prévia.

Em Sintra é possível visitar gratuitamente e particiapr em algumas atividades no MU.SA- Museu das Artes de Sintra, Museu Anjos Teixeira, Museu Ferreira de Castro, Casa Museu Leal da Câmara, Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, Museu de História Natural de Sintra, e Casa da Cultura Lívio de Morais e Bibliotecas Municipais (onde vai ter lugar a leitura do conto O Cavaleiro do Monte da Lua, de Ernesto Neves e ainda a realização de Jogos Tradicionais e a Caça ao Livro.

Já em Cascais, a proposta é conhecer a Villa Romana de Freiria e as Grutas do Poço Velho, em Cascais, que vão estar abertas ao público, com visita guiada, entre as 15h00 e as 19h00.

Para sul, começamos com uma visita pelas Ruínas Romanas de Tróia, com uma caminhada pela orla do estuário do Sado – um percurso alternativo de 2,5 quilómetros pelas Ruínas Romanas de Tróia que pretende dar a conhecer este património europeu fora do seu circuito típico, guiado pela arqueóloga Patrícia Brum.

Já a Câmara de Grândola realiza uma iniciativa que pretende evidenciar e reforçar a relação entre a comunidade e o seu património cultural, desafiando os participantes a identificarem e registarem em fotografia construções, paisagens urbanas e  outras marcas culturais  dos séculos XX e XXI na vila de Grândola, que devam ser preservadas como valores patrimoniais e  lugares de memória.

Em Elvas é apresentada a exposição Cenas da Vida Rural no Concelho de Elvas: o contributo de Silva Picão e Capela e Silva, que fica patente até 31 de agosto de 2017, e pode-se visitar gratuitamente o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, o Museu Militar do Forte de Santa Luzia e Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património. Em cada país é promovido, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, cujo acesso, na sua grande maioria, é gratuito.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património, e o tema deste ano tem como objectivo  “promover a aproximação do público ao património cultural, no seu sentido mais amplo, realçando a sua importância enquanto memória e documento da história e do desenvolvimento das sociedades e também o seu papel para a construção do futuro”.

Veja a programação completa aqui.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorSe Deus Está Deprimido, O Que Diremos Todos Nós?
Próximo artigoQuarteto De Ricardo Toscano Atuou No OutFest

Leave a Reply