Jóias da Carreira da Índia são mote para exposição e curso no Museu do Oriente

joias_mdo2O Museu do Oriente apresenta o impacto da Rota do Oriente na joalharia portuguesa e europeia através de uma exposição e de um curso sobre a mesma temática.

De 13 de novembro a 26 de abril de 2015 vai ser possível conhecer um pouco melhor os tesouros cobiçados pelos portugueses aquando da grande aventura no Oriente. A exposição Jóias da Carreira da Índia apresenta ao público um conjunto de 200 peças em ouro e prata, datadas entre o século XVI a XX, delicadamente trabalhadas e enriquecidos com pedras preciosas e esmaltes de cores vibrantes.

As peças apresentadas fazem parte da colecção de coleccionadores privados bem como o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional Soares dos Reis, a Fundação Medeiros e Almeida, a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, o Patriarcado de Lisboa e as dioceses de Santarém e Coimbra.

A exposição temporária Joias da Carreira da Índia poderá ser visitada de 13 de novembro a 26 de abril de 2015, de terça-feira a domingo das 10h00-18h00 e sexta-feira das 10h00-22h00 (entrada gratuita a partir das 18h00). O custo da entrada é de 6 euros tendo entrada gratuita nas sextas-feiras a partir das 18h00.

joias_mdo3 Joias da Carreira da Índia (1)

 

Para quem gostar de conhecer melhor o impacto da Rota do Oriente na joalharia portuguesa e europeia, poderá frequentar o curso cujo tema é “Pedras Preciosas e o Oriente” e que se realiza de 15 de novembro a 20 de dezembro, aos sábados, no Museu do Oriente.

A formação decorrerá durante cinco sessões e durante o qual será possível para além das visitas às galerias expositivas, que ilustram os conteúdos lecionados nas sessões teóricas, manusear ainda alguns destes materiais, em bruto e trabalhados, proporcionando um olhar mais concreto e prático sobre a matéria.

O curso será ministrado por Rui Galopim de Carvalho, licenciado em Geologia e especializado em Gemologia e em Classificação de Diamantes e irá funcionar nos dias 15, 22 e 29 de novembro e 13 de dezembro, das 10h00-13h00; e no dia e 20 de dezembro 10h00-12h00.

O curso com um mínimo de participantes de 20 pessoas e um máximo de 30 terá um custo de 65 euros.

Texto de Teresa Leal

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.