Jeff Mills, Gregory Porter, Cuca Roseta e Muito Mais no Verão da Casa da Música no Porto

casa_musica_apresentacao1Wim Mertens, Jeff Mills, Gregory Porter e Cuca Roseta são alguns dos artistas que vão passar este verão pela Casa da Música. Da música clássica ao jazz, do Fado ao rap, a Casa apresenta um cartaz que inclui concertos gratuitos e eventos ao ar livre.

Para além da presença habitual da música clássica e sinfónica, o cartaz apresentado ontem inclui 33 concertos gratuitos: chega o Verão na Casa.

Em parceria com a Super Bock, a iniciativa traz ao Porto Los Waves, Da Chick e White Haus , numa série de outros concertos com entrada livre. PZ, Vinicius Sarmento, Filho da Mãe, Dan Riverman e Nuno Prata também vão passar pela Casa.

O pianista e compositor Wim Mertens inicia a 1 de junho a vasta programação de verão. O belga é uma das grandes referências da música contemporânea das últimas décadas.

casa_musica_apresentacao2Cuca Roseta marca a chegada do Fado nesta temporada, a 3 de junho. Kiko segue a cantiga, na série “Novos Valores do Fado”, no dia 7 de Julho. Até que o “Fado [se senta] à Mesa” com Diogo Aranha, Maria João Quadros e António Pelarigo, no dia 17 de julho.

Gregory Porter é um dos destaques da programação. O músico, que ganhou o Grammy de Melhor Álbum Jazz em 2014, tem encontro marcado com a Orquestra Sinfónica do Porto a 13 de junho, na Praça Guilhermina Suggia, em Matosinhos. À semelhança deste, a Casa da Música organiza este verão uma série de concertos no exterior, voltando aos Aliados, com a série “Concertos na Avenida”.

Mas também há espaço no Jazz para os “Novos Valores”: João Mortágua e o quinteto Eduardo Cardinho vão explorar o “Fim de Tarde” na Casa. A 28 de junho, descobre-se o Jazz de Sassetti, num concerto dedicado ao falecido pianista Bernardo Sassetti.

Jeff Mills é outro dos grandes nomes a pisar o palco da Casa. O DJ estadunidense atua a 10 de julho com a Orquestra Sinfónica do Porto, em mais uma parceria improvável da orquestra residente da Casa da Música.

Também há espaço para o rap dos brasileiros O Rappa. A banda atua a 7 de julho.

Pela Esplanada da Praça vão passar várias escolas de música da região Norte, entre elas: Escola de Música da Valentim de Carvalho, a Academia das Artes JAHAS, a ESMAE e Academia de Música do Vale do Sousa.

Veja a programação completa aqui.

Por Margarida David Cardoso – Porto (Texto e Fotos)

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.