Jazz, World Music e Clássica marcam a edição 2014 dos Concertos de Outono em Évora

concertos_outonoJoão Bettencourt da Câmara, ALMA, Sofia Ribeiro, Eme Alfonso e Susana Gaspar e Gary Matthewman são as propostas musicais da Fundação Eugénio de Almeida para a edição 2014 dos Concertos de Outono. Entre 18 de Outubro e 06 de Dezembro, conte com cinco concertos no auditório do Fórum Eugénio de Almeida, em Évora.

A música clássica, o jazz e a world music dominam os Concertos de Outono. No dia 18, João Bettencourt da Câmara, um dos mais emblemáticos pianistas da nova geração, particularmente reconhecido pelas suas interpretações de Liszt e Brahms, inaugura a iniciativa da Fundação Eugénio de Almeida.

Na semana seguinte, a 25, “O Outro Lado da Rua”, título do álbum de estreia do projeto ALMA, conduz a uma viagem por sonoridades afro-ibero-americanas. Doze temas portugueses que cruzam o Fado, o Tango, a Pop, o Bolero, a Salsa Flamenca e a Morna. O grupo é composto pelo Guitarrista e Compositor, Júlio Vilela, Zeca Neves no Contrabaixo, João Barradas no Acordeão, João Ferreira na Percussão e Teresa Macedo na Voz.

Em Novembro (8), será a oportunidade para apreciar uma das principais vozes portuguesas da atualidade, Sofia Ribeiro. Conhecida pelas suas fortes e emotivas apresentações, a multipremiada cantora tem cativado audiências por todo o mundo.

Segue-se, ainda em Novembro (15), o som e ritmo do latin jazz com Eme Alfonso, considerada uma das mais importantes artistas de Soul. Eme Alfonso nasceu em Havana, Cuba, em 1986 e iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos. Viajou pelo mundo como membro da Síntesis, uma banda nomeada para os Latin Grammy. Compositora e pianista, a sua carreira a solo teve início em 2008. O seu primeiro trabalho, Señales, foi galardoado como o melhor álbum de fusão, em 2010, pelo Cubadisco, considerado os Óscares da música cubana. EME é o seu novo trabalho discográfico e reflete diferentes ritmos latinos numa fusão entre o Soul-Jazz e a música cubana e latina.

Os Concertos de Outono encerram no dia 6 de Dezembro com a soprano portuguesa Susana Gaspar, cantora residente no Royal Opera House, e Gary Matthewman, um dos principais pianistas da Grã-Bretanha.

Texto de Mariana Ferreira Machado

 

Artigo anterior470 anos do Foral de Grândola celebrados com concertos dos A Naifa
Próximo artigoAbsolut Andy Warhol Edition e Ricardo Mealha no encerramento da Absolut Pink Gallery

Leave a Reply