Jardins Do Palácio Nacional De Belém Celebram Os 50 anos Da Chegada À Lua Com Uma Noite Ao Luar

No dia 20 de julho, os jardins do Palácio Nacional de Belém vão estar abertos, a partir das 21h30, para assinalar os 50 anos da chegada do Homem à Lua, numa organização em parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e o Museu da Presidência da República (MPR). A entrada é livre, sendo adequado para crianças.

Foi precisamente há 50 anos, no dia 20 de julho de 1969, que o Homem pisou a Lua, pela primeira vez, na missão Apollo 11 da NASA. Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins davam os primeiros passos rumo a um dos maiores capítulos da história da humanidade, a chegada à Lua. E é este acontecimento que se celebra no próximo dia 20 de julho, com uma noite ao luar nos Jardins do Palácio de Belém, em Lisboa

O programa inclui a observação da Lua com vários telescópios num momento musical solene, uma sessão especial de comunicação de ciência Ignite IAstro, que levará a assistência numa viagem do Sistema Solar aos confins do Universo, e uma espreitadela à agenda pessoal do Presidente Américo Tomás, de 1969, com o registo da chegada à Lua.
As portas abrem às 21h00 (na Praça Afonso de Albuquerque), mas a celebração terá início às 21h30, no relvado do Jardim dos Teixos, com a sessão especial Ignite IAstro – Uma corrida pelo Universo em contrarrelógio, que percorre o país, desde 2016, divulgando a investigação nacional em Astrofísica e Ciências do Espaço.

De modo rápido e acessível, com intervenções de cinco minutos cada, oito investigadores do IA vão abrir janelas sobre a paisagem da investigação atual em ciências do espaço realizada em Portugal. Da Terra à Lua, 50 anos Depois, a descoberta de planetas fora do Sistema Solar, a música das estrelas, a evolução das galáxias e o Espaço, são alguns dos temas que irão ser ilustrados numa sequência automática de 20 imagens que vão sendo projetadas.

O Jardim do Buxo do Palácio de Belém, a partir das 21h30, dará lugar às Observações astronómicas com telescópios, com destaque para Júpiter e as suas luas, e Saturno e os seus anéis. A partir das 00h00, o público poderá observar a Lua e obter fotografias com telemóvel a partir dos telescópios.

Entre as 23h30 e as 00h00, teremos um momento musical inspirado na lua, acompanhando a sua ascensão no céu.

Já no Pátio do Museu, entre a 00h00 e a 1h00, haverá uma sessão de conversa cara-a-cara com astrónomos do IA. No formato speed-dating, em encontros de dois minutos, cada pessoa poderá falar individualmente com um astrónomo, colocando perguntas sobre o dia-a-dia de quem tenta desvendar os mistérios do Universo.

No Museu da Presidência da República, entre as 21h00 e a 1h00, o público poderá ver, em exposição, a agenda pessoal do Presidente Américo Tomás, com a anotação manuscrita da chegada à Lua, no dia 21 de julho de 1969, bem como um documentário da RTP sobre esse grande acontecimento.

Programa

21h00: ABERTURA DE PORTAS (entrada pelo Museu)

Jardim dos Teixos
21h30 – 23h00: Sessão especial Ignite IAstro
Atividade inserida no projeto Digressão Ignite IAstro – Uma corrida pelo Universo em contrarrelógio, que percorre o país, desde 2016, divulgando a investigação nacional em Astrofísica e Ciências do Espaço. Neste formato, oito investigadores têm uma intervenção rápida e estimulante de apenas 5 minutos cada, ao ritmo de uma sequência automática de 20 imagens que vão sendo projetadas.

Da Terra à Lua, 50 anos depois, Alberto Negrão
Um ESPRESSO para outros mundos, Nuno Santos
Estrelas na idade do armário, Raquel Albuquerque
A música das estrelas, Margarida Cunha
Dentro de um enxame… de galáxias!, Catarina Lobo
Os primeiros monstros do Universo, José Afonso
O lado escuro da força, Tiago Barreiro
O Espaço: a última fronteira, Mário João Monteiro

Jardim do Buxo
21h30 – 01h00: Observações astronómicas com telescópios
Observações em contínuo, com destaque para Júpiter e as suas luas, e Saturno e os seus anéis.
A partir das 00h00, observações da Lua e possibilidade de a fotografar com telemóveis.
23h30 — 00h00: Momento musical inspirado na Lua, acompanhando a sua ascensão no céu.

Pátio do Museu
00h00 — 01h00: Speed-dating com astrónomos
Sem audiência, nem medo de fazer perguntas, num encontro individual e informal com astrónomos do IA, poderá perguntar tudo o que sempre quis saber sobre a realidade de um investigador mas nunca teve coragem para perguntar. Como é o seu dia-a-dia? Quais as suas motivações, obstáculos, desafios? Tem apenas 2 minutos até a buzina tocar – aproveite-os bem!

Museu da Presidência da República
21h00 — 01h00: A chegada à Lua pelo Presidente Américo Tomás.
Em exposição, a agenda pessoal do Presidente Américo Tomás com a anotação manuscrita da chegada à Lua, no dia 21 de julho de 1969.
«1969 – Homem na Lua», reportagem de Jacinto Godinho, realizada em 2007, 50 anos depois do acontecimento.
Reportagem da RTP sobre a chegada à Lua, com imagens da época.

Última Entrada: 00h30

01h00: Encerramento das Atividades

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.