Jardim De Verão Anima Fundação Calouste Gulbenkian Este Julho

A iniciativa Jardim de Verão volta à Fundação Calouste Gulbenkian, com três fins-de-semana de julho repletos de concertos, conferências, leituras, filmes e conversas, onde a Palavra e Música se unem, desde a Ópera ao Hip-Hop.

A iniciativa arranca este fim-de-semana, 6 e 8 de julho, em que se destaca o concerto de Mário Laginha com a Orquesta Gulbenkian, no dia 6 às 21h00 no Grande Auditório. Concertos para Piano e Orquestra e Concerto para Clarinete – as duas obras de Mário Laginha serão tocadas pela Orquestra Gulbenkian que, sob a direção do maestro Pedro Neves, se fará acompanhar pelos solistas Mário Laginha (ao piano) e Carlos Piçarra Alves (no clarinete). Nota ainda para a conferência Encontro com a Música, de Luís Trindade e os concertos Corações ao Alto; 10 anos a Tocar Vidas; Camerata Atlântica – Entre Tangos e Boleros e RRR!…Rios, Risos e Ritmos, com o Coro Infantojuvenil da Universidade de Lisboa e Piccoli Cantori di Torino.

Entre 12 a 15 de julho, é possível assistir aos concertos Ópera na Prisão, um projeto PARTIS (Práticas Artísticas para a Inclusão Social); Filmes Da Ópera ao Hip Hop, quatro programas de animação que propõem um encontro entre a arte da imagem em movimento e a arte da música. Cada programa apresenta diferentes géneros e ritmos musicais que vão da Ópera ao Hip Pop, passando pelo Jazz, Funkie, Folk, Rock, Pop ou o Fado e técnicas do cinema de animação que vão da marioneta aos recortes 2D e 3D, passando pela plasticina, os recortes ou os desenhos.

Destaque ainda neste fim-de-semana, para a projeção de Ópera do Festival d’Aix-en-Provence, com quatro produções inéditas: Carmen de Bizet, The Rakes’ Progress de Stravinsky, Così Fan Tutte de Mozart e Alcina de Händel. Nota ainda para o espetáculo A Poesia Também Se Fala, orientado por Teresa Lima, resultado de oficinas de o Jardim de Verão.

O terceiro fim-de-semana da iniciativa, de 20 a 22 de julho, acolhe, no dia 20 às 17h30, a inauguração da exposição de Joaquim Sapinho, uma mostra que pretende trazer para dentro do Museu a presença de outra realidade: a do cineasta Joaquim Sapinho, que nos remete para o exílio, o «transporte» de uma casa e de obras de arte para outro país, para a confluência de culturas e civilizações na Coleção do Fundador e para o modo como Calouste Gulbenkian viveu através e para a sua coleção. Subirão ao palco do Grande Auditório a Orquestra Gulbenkian e Orquestra Geração, num concerto da Orquestra Gulbenkian que marca as celebrações do Dia do Fundador. Depois da entrega dos Prémios Gulbenkian, no dia 20 às 18h30, a Orquestra dirigida pelo Maestro José Eduardo Gomes sobe ao palco do Anfiteatro ao Ar Livre acompanhada pela Orquestra Geração.

No dia 21, pelas 17h00, está agendada a conferência Novas Tendências do Jazz, 1965 – 1975, com Rui Neves, diretor artístico do festival Jazz em Agosto. Um fim-de-semana que se completa com o Concerto Sousa – Pinheiro – Ferrandini, um concerto acústico que junta três das maiores referências da música improvisada portuguesa contemporânea, o espetáculo do violoncelista arménio Artyom Manukyan, Artyom Manukyan Trio Debut in Lisbon e ainda Poesia e Música Eletrónica Experimental, resultado do workshop dedicado à poesia e à Música.

Encerra a iniciativa o concerto Entre o Hip e o Pop, no dia 22 pelas 21h00, com Ana Deus, Capicua, Carlão e Mafalda Veiga. Quatro artistas, uma banda (com Francis Dale nas teclas, Ricardo Riquier na guitarra, João Leitão no baixo e Fred na bateria) e duas dezenas das suas canções mais emblemáticas apresentadas de uma forma especial.

O programa Jardim de Verão apresenta um variado leque de workshops com nomes como Capicua, Fred, Teresa Lima, Vasco Macedo, Maria do Rosário Pedreira, ao longo do mês de julho, um espaço de partilha de saberes entre profissionais e entusiastas da música e da palavra.

Algumas das iniciativas propostas no cartaz são de entrada livre, outras têm um custo que varia dos 3 euros aos 10 euros. Os horários e o preço dos bilhetes podem ser consultados aqui.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.