Jantar Do Ano Foi Servido A Mais De Mil Participantes

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

Habituados a preparar refeições exclusivas para os seus clientes, quatro conhecidos Chefes portugueses responderam ontem a um grande desafio: cozinhar O Jantar do Ano. Henrique Sá Pessoa, Justa Nobre, Vítor Sobral e João Rodrigues tomaram conta da cozinha, ontem à noite, no Convento do Beato. Cada um, preparou mais de mil refeições, num dos mais concorridos eventos gastronómicos do ano.

A iniciativa, na sua terceira edição, foi, mais uma vez um sucesso, com a lotação esgotada. As mesas foram postas a rigor e os convidados vestidos de acordo com a etiqueta. Sem serviço à mesa, foi de início um pouco confuso chegar a cada uma das estações gastronómicas. Mas, na ausência de horário, com a promessa de uma longa noite, marcada por momentos de entretenimento no centro do recinto, pouco transtorno pareceu causar nos participantes.

Henrique Sá Pessoa preparou salmão curado com puré de castanhas. Justa Nobre, que participa na iniciativa desde o início respondeu, desta vez, com uma sopa rica de robalo. Uma tomatada de bacalhau com hortelã foi a proposta de Vítor Sobral e a João Rodrigues coube o prato de carne: o conforto de umas bochechas estufadas com cogumelos e puré trufado de batata.

A sobremesa, de gelado (branco, com amêndoas ou clássico) tinha a assinatura de um dos patrocinadores.

O Jantar do Ano mostrou que continua com uma excelente equipa na cozinha, a promover uma noite em que a gastronomia, o vinho (ou a cerveja) foram as estrelas.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.