Janita Salomé Lança Valsa Dos Poetas

Valsa dos Poetas é o novo álbum de originais de Janita Salomé, lançado recentemente com o selo da PontoZurca.

Valsa dos Poetas é o 15º trabalho do repertório do músico alentejano, e vem prestar homenagem aos muitos poetas e escritores, portugueses e estrangeiros, que deram palavra (e alma) às suas composições. “Assim, enquanto o poeta fala por si mesmo, o compositor fala dos dois religando a beleza da poesia e o seu próprio som à música que lhe vai na alma”.

O álbum é composto por 12 temas, nove originais e três reedições com uma nova roupagem. Os arranjos ficaram a cargo dos músicos Filipe Raposo e Mário Delgado que também gravaram no disco, respectivamente, piano, melódica, harmónica e guitarras, banjo, tablas. Participam ainda os músicos António Quintino (contrabaixo), Carlos Miguel (percussão), Miguel Amado (contrabaixo, baixo), Quiné Teles (percussão) e Rúben Alves (acordeão, piano). Conta ainda com a participação das cantoras Luanda Cozetti e Catarina Molder que darão voz, respectivamente, às faixas “A música inventa o lume” que parte de um poema de Jaime Rocha e “Aos meus poetas”, o único tema em que Janita Salomé assina a letra e música numa ode aos poetas que povoam o seu imaginário. Desta viagem antológica fazem parte, ainda, poemas de Carlos Mota de Oliveira, Charles Bukowski, José Afonso, José Jorge Letria, Luís Andrade (o Pignatelli) e Luís Vaz de Camões.

Destaque para os temas “Sophia” com poema de José Jorge Letria, “Bluebird”, “Aquela Triste e Leda Madrugada” de Camões, “Al’Mutamid”, musicado por Filipe Raposo e com poema de Ibn Amar (poeta algarvio do século XI), “Era um Redondo Vocábulo” de José Afonso e ainda “Bocage”, “A Música Inventa o Lume” (feat. Luanda Cozetti), “Aos Meus Poetas” (feat. Catarina Molder), “Não é Fácil o Amor”, “Vozes do Sul” / “Carta à Sra. Dª Europa”, “De Algum Amigo”, e “Aghmat”.

O espectáculo de apresentação de Valsa dos Poetas está agendado para dia 5 de junho, no Teatro da Trindade e os bilhetes estão à venda no local.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.