Jamie’s Italian Lisboa – Comida De Chefe Em Ambiente Familiar

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

Jamies Italian
Jamies Italian Lisboa

Contornar as baixas temperaturas com uma refeição aconchegante. Se aprecia Gastronomia Italiana, a nossa sugestão esta semana, aponta para o Jamie’s Italian Lisboa, o primeiro restaurante com o selo do conhecido Chefe de cozinha Jamie Oliver a funcionar em Portugal.

Jamies Italian Lisboa

A fórmula de sucesso, que nasceu em Oxford, Inglaterra, em 2008 e conta já com mais de 60 espaços inaugurados pelo mundo, parece estar também a resultar em Lisboa. A ocupar um edifício no Príncipe Real, há cerca de um ano, o Jamies Italian Lisboa integrou logo o roteiro dos restaurantes mais solicitados. Nesta altura, já não é necessário um planeamento a longo prazo, mas, para assegurar mesa, o mais sensato é mesmo reservar. E numa noite, de início de semana, em janeiro, pudemos comprovar que a casa está mesmo cheia. Casais estrangeiros, entre grupos de grupos de famílias de portugueses criam um ambiente descontraído.

Jamies Italian Lisboa

O atendimento é simpático e informal. Os clientes são, por norma, convidados a começar a sua visita pelo bar, onde encontram uma boa lista de cocktails à escolha. O Jamie’s Mojito foi a nossa escolha. A bebida combina rum, vermute, menta fresca e lima com prosecco.

Fomos depois encaminhados para uma mesa no primeiro piso. À noite, o impacto da vista é moderado, ainda assim, não deixa de ser agradável de ter o jardim como pano de fundo. Esta zona é uma espécie de agradável sala de estar, com decoração em madeira.

Jamies Italian Lisboa

Se até aqui nos sentíamos satisfeitos com a experiência, quando chegaram as entradas, conseguimos subir uns patamares no grau de contentamento. Os cogumelos assados com pão italiano crocante, mozzarella fumada e tomilho (5,75 euros) são absolutamente deliciosos e aprovámos também os Camarões salteados com chili, limão e salsa servidos com pão ciabatta torrado (7,50 euros). Cedo percebemos que a qualidade dos ingredientes e a forma como são combinados destacam-se nestes pratos. Ficámos atentos às bruchettas para uma próxima oportunidade.

De prato principal, as especialidades aqui são mesmo as pizzas ou as pastas. No dia em que visitamos o restaurante, o prato do dia era um tagliatelle com ragú de rabo de boi. É uma das propostas irrecusáveis. Se por acaso não estiver disponível, no dia em que o visitarem, podem apontar à lasanha de ragú de rabo de boi, que é preparada em cozedura lenta, com vinho tinto, distribuído por camadas de pasta fresca , béchamel, mozzarella e parmesão (13,95 euros). Não há igual noutro restaurante.

Para a época, indicamos uma das especialidades da casa: os ravioli feitos à mão. Neste caso, de massa recheada com fontal e porcini, envolto em molho de cogumelos e raspa de limão fresco (13,95 euros). A pasta tem a cozedura no ponto e o sabor é genuíno.

A carta tem alternativas aos tradicionais pratos de gastronomia italiana. Há hambúrgueres, bife, filete de frango ou mesmo peixe. Provámos as costeletas de borrego grelhadas (excelentes e “suculentas”, como prometia a ementa), servidas com pimentos agridoces, cebolas assadas , molho verde e umas deliciosas chips de polenta.

Ficou espaço para a sobremesa? Se o espaço for generoso, aponte ao Amalfi Lemon Cheesecake e deixe-se mergulhar, sem culpas, no cheesecake de limão com merengue italiano, lemon curd e comporta de groselhas pretas (6,50 euros). Se precisar só de uma dose de doce q.b. para rematar, sugerimos a panna cotta com cerejas e lascas de chocolate (4,50 euros).

À saída, tem ainda oportunidade de comprar um dos livros de receitas do Chefe Jamie Oliver e tentar repetir a experiência em casa!

O Jamie’s Italien fica o nº 28ª da Praça do Príncipe Real. Abre de domingo a quinta-feira, das 12h00 às 23h00 e às sextas e sábados até às 00h00.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.