IV Edição Do Campeonato De Baristas De Portugal Termina Hoje Em Lisboa

Durante dois dias (ontem e hoje) tem estado a decorrer a IV Edição do Campeonato Nacional de Baristas, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, em Campo de Ourique – Lisboa.

A prova conta com 12 participantes, sendo que cada um terá 15 minutos para preparar diversas bebidas à base de café a servir cada um dos juízes. Cada barista apresentará a cada juiz 1 expresso perfeito, 1 bebida à base de leite e 1 bebida de autor.

Os quatro juízes sensoriais  avaliarão também todos os passos da preparação do “café perfeito”, desde a moagem até à forma de extração, passando pela limpeza da máquina, à forma de servir. Nesta última etapa a apresentação impressiona mas não conta para avaliação, nomeadamente a técnica em Latte Art.

Segundo explicou o barista Tiago Costa para um café bem tirado a gramagem do café e a qualidade da água são muito importantes, e deve-se alisar o café que cai no manípulo e calcar com a tampa para este ficar uniforme e concentrado. A água na máquina deve estar a 88º – 96º celsius e a 9 bars de pressão, e deve demorar entre 20 a 30 segundos a tirar.

O café ideal deve ter um sabor redondo, ou seja ser todo ele agradável, deve ter cerca de 30 ml, e deve ser servido em chávenas côncavas e ovais.

A iniciativa tem como objetivo promover o café e também ajudar ao reconhecimento da profissão de Barista, para além da AICC pretender também alertar para os benefícios do consumo do café para a saúde, nomeadamente em doenças como diabetes, Alzheimer, Parkinson e doenças cardiovasculares.

O vencedor desta IV Edição Campeonato Nacional de Baristas irá representar o país no Campeonato Mundial de Baristas, em Amesterdão (Holanda), em junho de 2018.

O Campeonato De Baristas De Portugal é uma iniciativa da AICC (Associação Industrial e Comercial do Café) e o Capitulo Português da SCA (Speciality Coffee Association).

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.