IndieLisboa Arranca a 23 de Abril

indielisboa2015É já a 23 de abril que arranca a 12.ª edição do IndieLisboa. O Festival Internacional de Cinema Independente estende-se até 3 de maio, ocupando os já habituais Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa/Museu do Cinema e o estreante nestas andanças – Cinema Ideal.

De modo a aproximar o Indie do seu público, verificaram-se algumas alterações na estrutura do cartaz, nomeadamente uma menor sobreposição de exibições de filmes e uma maior aposta no cinema nacional. A destacar ainda a criação de Silvestre, secção que vem tomar o lugar das extintas Observatório, Pulsar do Mundo e Cinema Emergente.

Este ano, a competição nacional estará mais autónoma, ao contrário das edições anterior em que tanto curtas como longas metragens se encontravam distribuídas pelas diversas secções, tendo o seu próprio júri.

A lista de novidades encerra com uma secção pensada para os amantes das sessões da meia-noite e das emoções fortes. De seu nome “Boca do Inferno”, esta oferecerá, segundo os organizadores, experiências cinematográficas mais bizarras, extremas e desconcertantes.

Os habituées do festival poderão contar, fora estas mudanças, com uma programação na linha das anteriores, em que haverá espaço para a Competição Internacional, IndieJúnior, IndieMusic, Director’s Cut, Herói Independente e Sessões Especiais.

A ter em conta nesta edição 2015 é ainda o resultado desafio lançado no 10.º aniversário do festival a quatro realizadores. Aqui, em Lisboa, assim se chama o conjunto de quatro histórias passadas na capital e assinadas por Denis Côté, Dominga Sotomayor, Gabriel Abrantes e Marie Losier.

A abertura do Indie caberá a Capitão Falcão, de João Falcão. Nesta estreia no grande ecrã, o realizador televisivo apresenta-nos a um super-herói, não muito inteligente, que luta contra os inimigos do Estado Novo. O encerramento, esse será feito por Force Majeure, filme de Ruben Östlund.

Os bilhetes, à venda nos locais habituais, custam 4 euros para as sessões regulares; 3,2 euros para as realizadas na Cinemateca e 1 euro para as do Indie Júnior. Existem ainda diversos descontos e preços especiais para cadernetas de entradas.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.