Indie Junior Allianz – Festival Internacional De Cinema Arranca A 28 De Janeiro No Porto

A 4ª edição do IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil está de regresso ao Porto, entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020, com seis dias de cinema, oficinas, conversas e outros eventos para famílias e escolas. Ao longo desta edição, as famílias “poderão entrar em magníficas viagens que irão passar pelo espaço sideral, os países exóticos ou até mesmo a vida animal”.

O maior festival de cinema dedicado aos mais novos vai apresentar uma retrospetiva do trabalho de Norman McClaren, aludindo à animação canadiana, proporcionar sessões de Cinema de Colo e ainda sessões especiais de cinema a bordo de um carro elétrico.

Este ano o festival IndieJúnior Allianz também terá uma temática focada no ambiente, a par do cuidado com os animais e ainda o tema da sexualidade; todos eles estarão representados nas atividades que irão englobar programação de filmes, debates, oficinas e atividades paralelas.

Destaque este ano para a competição internacional de longas metragens, reforçada com a apresentação de três filmes que, em diferentes linguagens, trazem novas histórias e propostas visuais que possam ser uma divertida alternativa ao circuito audiovisual comercial. São elas:

A Extraordinária Viagem de Marona – a história de vida de Marona, uma cadela que cresceu entre os amores e desamores dos humanos em Paris.

Jacob, Mimmi e os Cães Falantes – a luta de dois primos pela manutenção do parque local.

Uma Colónia – retrata as subtilezas das relações sociais entre jovens, contando a estória de um grupo de adolescentes e da sua procura por um sítio onde podem, simplesmente, ser eles próprios.

Ainda no capítulo das longas-metragens, recuperação para o grande ecrã dos clássicos:
A Quimera do Ouro, E.T. – O Extraterrestre e o O Clube dos Poetas Mortos.

No programa especial de sessões dedicadas a toda a família, “Arriscar é Preciso!”, no sábado, dia 1 de fevereiro, no Rivoli, com uma sessão de curtas metragens:
De manhã, onde se propõe uma ida à floresta de neve, um longo dia numa praia cheia de gente e uma lição de bicicleta.
Durante a tarde, a sessão de curtas metragens com o tema “A Nossa Família”, onde são retratadas, e vistas de todos os prismas, as particularidades de diferentes seios familiares.

E porque ir ao cinema é colocar “Todos a Bordo”, no dia 2 de fevereiro, domingo, cabem todos numa sessão de cinema que conta com astronautas, animais a despedirem-se do outono ou uma mergulhadora que nos leva ao mais profundo dos mares.

Nas atividades paralelas, o programa deste ano propõe oficinas de culinária com chocolate, construção de brinquedos, animação e desenho.

Comprometido com o trabalho que iniciou com as escolas nas suas últimas edições, o IndieJúnior Allianz volta a integrar sessões de cinema no âmbito do ciclo “Eu Programo um Festival de Cinema”, em parceria com as escolas do Porto. Também realizada em parceria com as instituições de ensino, inaugura durante o festival a exposição, Ecos de Viagem, com trabalhos plásticos de alunos do pré-escolar e do 1ºciclo da OSMOPE, inspirados nas imagens e mensagens do programa de curtas metragens Ser Pequenino + 3 anos.

No dia 30 de janeiro, pelas 18h30, a Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto recebe um debate em torno do tema “O Desafio de Falar Sobre Sexo Com Os Mais Novos”, com participação de Ana Rocha, Pedro Fernandes e Filipa Bizarro e moderação a cargo de Graça Lacerda. Haverá ainda a exibição de um documentário, divertido e descomplicado, Preliminares, de Anne van Campenhout, sobre como é feita a educação sexual numa escola da Holanda. E, de seguida, será feita uma conversa com a intenção de chegar a respostas que contribuam para uma melhor relação com a educação sexual, entre pais e filhos, escola e alunos.

Para a cerimónia de encerramento do festival, o IndieJúnior Allianz preparou, em conjunto com os alunos da Associação Porta-Jazz, uma sessão especial de música ao vivo para O Barco, de Buster Keaton.

Os bilhetes já estão disponíveis na rede online, e para já apenas as sessões especiais de cinema no Museu do Carro Elétrico é que já se encontram esgotadas.

Veja o programa completo aqui.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.