II Encontro Internacional Poesia A Sul Arranca Amanhã Em Olhão

A 2ª edição do Encontro Internacional Poesia a Sul arranca já amanhã em Olhão, e prolonga-se até dia 30 de outubro.

A iniciativa, da responsabilidade da Câmara Municipal, é comissariada pelo poeta Fernando Cabrito, e vai invadir diversos espaços da cidade, e vai contar com convidados do Vietname, Marrocos, Chile, Espanha, Brasil, França e Portugal.

A inauguração está marcada para as 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e inclui a apresentação da obra de Fernando Cabrita, Oito Livros de Oito Poetas, e um espetáculo de poesia e música protagonizado por Napoleão Mira e pelos Reflect.

A programação inclui duas exposições, de desenho e escultura, da autoria de Joana Rosa Bragança e Alberto German, respetivamente, no Auditório Municipal de Olhão; homenagens a Casimiro de Brito, poeta, romancista e ensaísta algarvio; ao olhanense Florindo de Sousa; e a Rafael Vargas, dinamizador e divulgador dos escritores e das letras andaluzes.

E ainda a performance de spoken word 12 Canções Faladas e 1 Poema Desesperado de Napoleão Mira e ainda leitura de poemas por Adão Contreiras, Pedro Tavares, Mario Rodriguez, Eladio Orta, Raquel Zarazaga, Adília César, Marco Mangas e João Miguel Pereira, acompanhada pela música do poeta, escritor e músico Fernando Pessanha, em outros pontos da cidade.

A programação inclui também palestras, como “The Waste Land, de T.S. Elliot – O Grande Poema do Séc. XX”, “Pessoa e o Livro do Desassossego” e “A Vida e Morte de Miguel Hernandez”; debates; jam sessions; mesas redondas; 15 apresentações de livros; teatro; jazz e declamações de poemas.

De referir ainda no dia 22 de outubro, um jantar subordinado ao tema “Poesia Erótica à Mesa”. E no dia 26 é exibido o filme Howl, inspirado no poema de Allen Ginsberg, na Sociedade Recreativa Progresso Olhanense.

Durante o Encontro será também lançada a primeira edição do Prémio Literário Escolar João Lúcio, destinado aos alunos do 3º Ciclo do concelho, cujo objetivo é estimular a produção de originais de poesia entre os jovens e homenagear João Lúcio, vulto maior da poesia portuguesa, nascido em Olhão, e em que os jovens são convidados a escrever dois poemas inéditos. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de outubro, na sessão de encerramento do evento.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.