Ícones Russos do Museu Grão Vasco em Exposição em Cascais

image001 (5)Ícones Russos do Museu Grão Vasco é a mostra que o Centro Cultural de Cascais inaugura amanhã, comissariada por Sérgio Gorjão, investigador, museólogo e ex-diretor do Museu Grão Vasco e com a colaboração da Embaixatriz Irina Marcelo Curto, também ela artista e conservadora de arte russa.

A mostra vai apresentar em Cascais, algumas peças daquele que é considerado “um do mais significativo espólio desta tipologia” existente nas coleções nacionais, composta por duas centenas de peças, legadas por Ana Maria Pereira da Gama e integradas no Museu Grão Vasco – em Viseu, em 2012.

As peças refletem uma grande diversidade e também refletem sobre a mensagem expressa pelas obras, tratando-se de um registo simultaneamente devocional e relacionado com a história da própria ortodoxia, desde a sua emergência no contexto do Império Bizantino, até à sua deslocação para outras partes e, de entre estas, para a Grande Rússia.

A mostra Ícones Russos do Museu Grão Vasco vai poder ser vista de 6 de junho a 30 de agosto, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, e os bilhetes podem ser adquiridos no local ou outros locais habituais e custam 3 euros, com descontos para munícipes.

A exposição realiza-se no âmbito do Bairro dos Museus, e é organizada pela Direção Geral do Património Cultural, através do Museu Grão Vasco, de Viseu, Câmara Municipal de Cascais e Fundação D. Luís I.

Texto de Elsa Furtado

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.