CNB Homenageia Ballet Gulbenkian

cnb_bgNo próximo dia 12 de março, a Companhia Nacional de Bailado estreia o espetáculo BG – Programa de Homenagem ao Ballet Gulbenkian.

Este é o desafio assumido pela CNB, que contribui assim para manter vivo um património que nos une ao passado da dança em Portugal e ao mesmo tempo potencia o seu repertório, dando aos seus intérpretes a oportunidade de dançar o imaginário de muitos através desta arte, a dança.

É com obras emblemáticas que se celebram 40 anos de atividade do Ballet Gulbenkian, reunindo no Teatro Camões coreógrafos como Olga Roriz, Hans Van Manen, Ohad Naharin e Vasco Wallenkamp.

A Olga Roriz e a Vasco Wellenkamp se deve a principal criação própria do Ballet Gulbenkian nos anos oitenta e primeira metade dos noventa. Olga Roriz é celebrada nesta homenagem com Treze Gestos de um Corpo, que já faz parte do repertório da CNB e que foi criado para o elenco do Ballet Gulbenkian, tendo-se tornado numa referência nacional e internacional.

Vasco Wellenkamp volta à geografia da criação numa encomenda criadora de cumplicidades entre o seu sentido estético e a voz de Maria João, que interpretará canções de autores brasileiros como Tom Jobim, Chico Buarque, Vinicius de Moraes e Edu Lobo, marcando a presença de todos estes artistas com Será que é Uma Estrela?.

Dos coreógrafos estrangeiros convidados, Hans van Manen foi um dos mais dançados pelo Ballet Gulbenkian. Twilight, dueto integrado no repertório em 1979, foi interpretado por duas das principais bailarinas portuguesas, Graça Barroso e Isabel Queiroz, mais algumas das memórias aqui reavivadas.

De Ohad Naharin, que chega ao repertório do Ballet Gulbenkian na última década do seu historial, teremos o grande sucesso Minus 16, que constituirá neste programa de homenagem o maior dos desafios da CNB por ser a primeira abordagem ao vocabulário deste coreógrafo.

Este é sem dúvida um programa que farão muitos viver estas memórias do Ballet Gulbenkian, despertando as experiências, emoções e sonhos de tantos momentos inesquecíveis desta companhia.

Os bilhetes têm um preço entre 5 e 25 euros e encontram-se à venda nos locais habituais. No dia 11 de março, às 21h00, será realizado o habitual Ensaio Geral Solidário.

Texto de  Marta Plácido

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.