Celebra-se Hoje A Noite Europeia Dos Museus

Hoje celebra-se a Noite Europeia dos Museus, a partir das 18h00 são vários os museus que vão estar com as portas abertas em todo o país, muitas atividades e entrada gratuita.

Para os museus afetos à Direcção Geral do Património Cultural estão previstas cerca de 200 iniciativas, em mais de 50 concelhos.

Em Lisboa, destaque para o Museu Nacional dos Coches que a partir das 19h00 recebe a iniciativa Filminhos à Solta, destinada a crianças dos 4 aos 10 anos (no Auditório). À mesma hora no Picadeiro Real tem lugar o Concerto pelo Grupo Vocal GeoClaves com o maestro Frederico Projecto  e obras de Eurico Carrapatoso, Pierre Passereau, John Bennet e Bobby Capo. Depois, pelas 21h00 realizam-se Visitas à coleção no Antigo Picadeiro Real – Museu Nacional dos Coches e à Coleção em exposição no novo edifício.

Também o Museu Benfica – Cosme Damião vai estar com as portas abertas entre as 18h00 e as 24h00, com entrada gratuita.

Em Sintra, o Museu de Odrinhas recebe a Noite Romana «AVE AMICI», agora totalmente renovada, incluindo novas personagens e um cortejo evocativo de épocas passadas, a partir das 21h00 (2ª sessão às 22h00 e a última às 23h00).
“Estamos em plena época romana. O pater familias saúda os convidados e dá as boas-vindas à sua domus. Após a dança de escravos exóticos vindos dos confins do Império, os visitantes acompanham as matronas numa visita aos túmulos dos antepassados e aos altares dos deuses. As trémulas luzes das candeias movem misteriosas sombras. Chamados pelos seus próprios nomes, os antigos romanos e suas divindades ganham uma nova vida e tornam-se presentes. As pedras falam!”.
Os bilhetes custam 3 euros a partir dos 14 anos, mediante reserva. No Café do Museu será servido um jantar, cujo menu será condicente com esta noite temática: Porco assado no espeto, pão, queijo, uvas e tâmaras, vinho quente com especiarias, Pantheras (queijadinha de alfarroba com noz) e café. O jantar custa 15 euros (adultos) 6,50 euros (crianças até aos 10 anos); mediante reserva (limitado a 40 pessoas).

Em Oeiras destacam-se as iniciativas no Museu da Pólvora Negra de Barcarena, com  entrada e participação gratuita. A partir das 17h00 do dia 19 e até às 11h00 do dia 20, terá lugar “Uma Noite no Museu – O mistério da Fábrica da Pólvora”, que convida o público infantil, dos 8 aos 12 anos, a dormir uma noite na Fábrica da Pólvora e viver uma aventura inesquecível, neste espaço repleto de curiosidades, estrelas e mistério…
No domingo, às 15h00, realiza-se a atividade “A Fábrica 3 em 1!”, que inclui uma visita ao Museu, para observação dos os elementos da natureza ali representados, uma sessão de yoga, para fazer exercício desfrutando dos espaços verdes da Fábrica e uma oficina dedicada à natureza e às artes.
A música clássica também vai marcar presença nesta celebração da Noite Europeia dos Museus, com o Recital de Violoncellissimi, pelos violoncelistas Viktoria Chichkova, Tiago Ribeiro, Raquel Merrelho, Maxim Doujak, Sérgio Pliz, sob orientação da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, às 16:00. Serão tocadas obras de P. I. Tchaikovsky, C. Debussy, M. Ravel, D. Schostakovich,  S. Rachmaninov, C. Saint-Säens,  G. Rossini e D. Popper.
O ponto de encontro para todas as atividades é o Pátio de Santa Bárbara.

Em Cascais, o Centro Cultural de Cascais (CCC) abre portas ao teatro e à música com uma homenagem a Frida kahlo, pela companhia D. Mona, com a peça Não Kahlo, por O Teatro Cá Dentro; uma visita musical pelo mundo guiada pelas vozes do Coro Staccato e um show case pela banda Jasmim vão encher os três pisos do CCC, a partir das 20h45 da noite de sábado, a entrada é livre.
Às 21h30, a música erudita e o jazz do Coro Staccato percorre os três pisos do CCC com “Músicas do Mundo”, proporcionando uma viagem pela sonoridade de países como Chile, África do Sul, Itália, Japão, República Checa e, claro, Portugal. O Coro Staccato é composto por jovens (os mais velhos têm 40 anos e os mais novos são adolescentes) e é regido pelo maestro João Sebastião. A música continua pela noite dentro com Jasmim. A partir das 22h30, esta formação musical leva ao CCC o pop psicadélico e apresenta “Oitavo Mar”, um projeto de cinco temas com Martim Braz Teixeira, na guitarra; Violeta, na flauta transversal e teclas; Bia Diniz, no baixo, Pedro Morrison, na bateria e Rui Antunes, nos sintetizadores.

Veja aqui a programação completa.

A Noite dos Museus é uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, a que aderiram vários países europeus.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.