História De Um Mosteiro Em Arouca

“O tempo volta atrás em Arouca” e o Mosteiro de Santa Maria abre as suas portas ao passado, com Retratos do Barroco, até ao dia 17 de julho e Recriação Histórica, de 19 a 21 de julho, atividades integradas no evento Arouca – História de um Mosteiro.

A 2ª edição de “Retratos do Barroco” apresenta uma mostra de doçaria conventual, regional e licores; a exposição de antifonários – documentos históricos pouco acessíveis, do Mosteiro de Santa Maria de Arouca, patente na Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, até ao dia 17 de julho; a Bienal de Organistas no Mosteiro de Arouca; um workshop de velas artesanais; um workshop de “Douramento”; uma conversa sobre “Memórias Paroquiais de 1758”, no dia 16 de julho, às 21h00 e “Uma Noite no Mosteiro”, no dia 17 de julho, a partir das 17h00 – com inscrição paga e limitada, e ainda visitas animadas “de Arouca a Lorvão”, no último dia do Retratos do Barroco, às 21h30 e às 22h30, com inscrição gratuita e obrigatória.

De 19 a 21 de julho, “as monjas regressam ao Mosteiro e à volta deste a vida fervilha”, com a “Recriação História”. O evento conta com uma Arruada de Bombos; um Mercado Oitocentista; um Cortejo Histórico; Animação de Rua; Tabernas e Espetáculos Infantis.
No dia 19 de julho, as portas do Mosteiros abrem-se, pelas 21h30, para que as Monjas recebam as visitas dos seus familiares e amigos, numa recriação que inclui venda da Banha da Cobra; Reunião de Capítulo; Porta da Caridade e visita aos presos. A noite termina com o Cortejo de Beatificação da Rainha Santa Mafalda e um concerto em sua honra.

No dia seguinte, o Mosteiro recebe familiares e amigos, a partir das 16h00. Poetas ao desafio, auto de aclamação da Rainha D. Maria II, visitas à Abadessa, tratamento de Freiras e jantar das Monjas são algumas das atividades da programação. As portas do Mosteiro fecham-se, pelas 23h15, seguindo-se na Praça de Baixo, um despique das Bandas Filarmónicas.

O último dia do evento inclui o casamento da filha de um lavrador rico, aulas de música, procissões nos claustros do mosteiro, um assalto, a reunião do capítulo e o despique de Bandas, entre outra animação no mosteiro e à sua volta. As portas do mosteiro fecham-se, pelas 20h00.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.