Herdade Paço do Conde Apresentou os Seus Vinhos e Azeites

Vinhos Herdade Paço do Conde
Vinhos Herdade Paço do Conde

A Herdade Paço do Conde veio a Lisboa apresentar a sua mais recente produção de vinhos e azeites e recebeu-nos calorosamente no restaurante Eleven. Foi como entrar na sala de estar da família Castelo Branco, conhecer a sua história, a atividade que desenvolvem e ficar a saber algumas das particularidades que fazem com que os seus vinhos se estejam a destacar no panorama nacional.

Foi servido um Rosé 2014 como bebida de boas vindas, enquanto se deram as apresentações informais dos membros desta equipa. Conhecemos uma família, com raízes agrícolas, no Alentejo desde 1918. A empresa Paço do Conde explora atualmente 4.000 hectares de área agrícola no baixo Alentejo, sendo proprietária de 2.700 hectares do total explorado. A vertente vitivinícola nasce em 2002 com as marcas Herdade do Paço do Conde e Herdade das Albernoas.

A introdução dos vinhos foi sendo feita, ao longo da refeição, pelo carismático topo desta pirâmide, José Castelo Branco, que foi cedendo as explicações técnicas ao enólogo Rui Reguinga.

O Carpaccio de polvo e vinagrete de laranja veio acompanhado de um Herdade Paço do Conde Branco 2014. Floral, muito agradável, com uma relação qualidade/ preço extraordinária, no mercado a 3,50 euros.

O Chefe Joachim Koerper veio à sala apresentar um prato que fez especialmente para o Herdade Paço do Conde Reserva 2014, um branco com características muito especiais, proveniente de terras de xisto. Um sabor forte a madeira, um vinho mais encorpado que o chefe ligou a um Risotto de wasabi com vieira e lavagante.

Na mesa esteve sempre presente o azeite oriundo da plantação dos cerca de 1100 hectares de olival da Herdade Paço do Conde.

Para o prato de Leitão confitado com chutney de tomate e maracujá foram apresentadas duas propostas de tinto: o Reserva 2011 e o Winemakers Selection 2011. A sobremesa, com base em chocolate, a Desconstrução de floresta negra foi acompanhada de um Colheita selecionada 2013.

Uma excelente combinação de alta gastronomia com vinhos de qualidade excepcional, num espaço regado de luminosidade e boa gente, fazem-nos recomendar a Herdade do Paço do Conde. Mais ainda, atendendo a que os vinhos se encontram à venda nos supermercados, a preço bastante acessível.

Reportagem de Tânia Fernandes (Texto e Fotos)

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.