HALLOhISTORY: As Estórias do Oculto na História dos Descobrimentos

World of DiscoveriesO World of Discoveries, no Porto, tem uma surpresa arrepiante preparada para a noite de 31 de outubro para festejar o Halloween a preceito.

Numa viagem de verdadeiro terror, que promete deixar os visitantes de cabelos em pé, deixe-se transportar para uma Queimada Galega, rituais indianos, camdoblé e estórias do oculto, num universo quinhentista envolto de mistérios e surpresas que “não lembram o diabo”.

Esta assustadora aventura tem início às 19h00, e depois do “medo, muito medo!” que vai sentir, nada como um jantar temático no restaurante do World of Discoveries, O Mundo dos Sabores, com ementa preparada a rigor, que inclui “Entradas das Trevas” e “Trick or Treat”, entre muitas outras surpresas.

O universo quinhentista, na Europa e nos Novos Mundos, está repleto de estórias do outro mundo e é neste mundo que é convidado a entrar ao encontro do terror mas também do conhecimento.

Recuando ao tempo das bruxas, feitiços e feiticeiros, macumbas, sacrifícios, inquisidores, rituais, mezinhas, crenças, vodu e venerações ao oculto, o World of Discoveries transforma uma noite de brincadeira no conceito do Ocidente, numa dimensão do “terror” de outros tempos.

Esta é a primeira aventura que irá decorrer à noite no World of Discoveries, pois nada como o crepúsculo e a escuridão para criar o ambiente para uma festa dos diabos.

Após visita à exposição permanente do World ao Discoveries e do jantar temático, a festa continua na Sala de Multiusos, onde se vai realizar a queimada galega, o ritual da seita indiana Aghori, que remonta à Índia do século XIV. Para ter uma pequena ideia do que o espera, os Aghori acreditavam que comer carne humana os tornavam mais corajosos para enfrentar a morte que tanto temiam e que o canibalismo os tornaria mais puros perante o seu deus “Shiva”.

Este evento especial na noite do Halloween está inserido no programa da semana de 27 de outubro a 2 de novembro, dedicada a visitas muitos especiais, como a Intentos e Inventos, Mundos ao Mundo e Coberta da Nau, e uma oficina temática para construção de bonecos de vodu, numa experiência deslumbrante para os mais pequenos, em tom de brincadeira para melhor conhecerem os usos e costumes de outros povos e a importância dos Descobrimentos no intercâmbio das culturas de todo o mundo.

Na Intentos e Inventos vai conhecer um pouco sobre o candomblé, uma religião de origem africana que tem por base a anima (alma) da Natureza e que se expande pelas américas como consequência do tráfico de escravos, uma das rotas mais significativas dos Descobrimentos. Tem ainda a oportunidade de conhecer uma Mãe de Santo e ver o que os búzios lhe reservam sobre o futuro.

Em Mundos ao Mundo, é transportado para os tempos da Inquisição, tribunal religioso criado na Idade Média para condenar todos aqueles que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica. Entre muitas histórias do universo oculto quinhentista que poderá aqui descobrir, resta saber se irá conseguir escapar à fogueira!

Já na Coberta da Nau impera a superstição. Já diz o ditado que “quem entra no mar, aprende a orar” mas com o cair da noite, o medo apertava, a fome e as doenças traziam visões e alucinações, os fantasmas, as bruxas e os espíritos de todos aqueles que a viagem já tinha levado. O puro terror!

A noite de 31 de outubro, com visita e jantar temático, tem início às 19h00 e termina às 2h00, com um custo de 70 euros para duas pessoas e de 13 euros para crianças dos quatro aos doze anos.

As Oficinas, de participação gratuita, funcionam em regime permanente e têm como objetivo completar as visitas escolares nesta semana especial. O horário para as visitas e oficina temática é das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.

As reservas devem ser feitas para os contactos do World of Discoveries.

Texto de Marta Plácido
Foto de António Silva

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.