Há Peixe no Pátio da Galé

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

Peixe em LisboaDecorre, até dia 13 de abril Pátio da Galé, uma mostra gastronómica dedicada ao peixe. Nesta 7ª edição do Peixe em Lisboa pode degustar peixe e mariscos portugueses preparados pelos responsáveis de dez restaurantes, assistir a aulas de cozinha em que se partilham dicas e receitas, visitar o Mercado Gourmet ou participar em palestras em que fala quem mais sabe da arte.

Quem se deixa conquistar pelo estômago vai-se sentir no paraíso ao entrar no Pátio da Galé, por estes dias. As placas amarelas, com a indicação dos restaurantes participantes, fazem, por si só, salivar. E dada a proximidade dos balcões, adivinha-se a dança, assegurada pela indecisão, de não saber o que escolher. O preço dos pratos oscila entre os 5 e os 7 euros, tornando-se tentador, tendo em conta que vêm de casas como o Arola, Assinatura,  Avenue, Bica do Sapato, Claro!, José Avillez, O Nobre, Ribamar, Umai / Izakaya e Vitor Sobral – Tasca e Cervejaria da Esquina. Há quem apresente pratos na linha do que oferece no seu restaurante, mas também quem arrisque e proponha aqui combinações que não fazem parte da ementa da casa.

No pátio há ainda bancadas de vinho, gin e águas, podendo-se recorrer ao Mercado Gourmet para degustação de maior variedade de bebidas. Os verdes mas também os vegetais muito coloridos têm espaço reservado nesta área, com uma bancada coberta de produtos nacionais como ervas aromáticas e flores comestíveis.

O Mercado Gourmet é uma verdadeira tentação, com grande leque de propostas de produção maioritariamente artesanal, que se distinguem pela sua qualidade: queijos, enchidos, conservas, doces, compotas, chás, chocolates e guloseimas que costumam fazer parte deste tipo de iniciativas. Há também algumas surpresas, como o arroz biológico; os gelados de autor com sabores a, por exemplo, camarão, alfarroba, eucalipto, moscatel; e a oferta de passeios culturais ou de natureza na Península de Setúbal.

Ouvir falar ou mesmo assistir a sessões de showcooking pelas mãos dos melhores Chefes é um dos grandes destaques deste evento. Uns já alcançaram estrelas Michellin, outros dirigem espaços que valem uma mudança de rota ao passar nas imediações. Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Bélgica e Reino Unido são os países representados. Há debates sobre o olhar de personalidades estrangeiras à gastronomia portuguesa, sobre a utilização culinária da pele do peixe ou sobre criatividade na cozinha.

O Peixe em Lisboa é um evento organizado pela Associação de Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da EV – Essência do Vinho. Abre diariamente no Pátio da Galé, entre as 12h00 e as 24h00. A entrada custa 15 euros e dá direito a uma senha de degustação no valor de 5 euros, um copo de degustação e duas senhas de bebidas no valor de 1,50 euros cada.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.