Gulbenkian Divulgou O Programa Musical Da Próxima Temporada

A Fundação Calouste Gulbenkian divulgou o programa para a temporada de 2017/2018, que tem algumas novidades. Uma delas é a introdução de três blocos de concertos, associados por um elemento comum.

O primeiro – “Entre o Céu e a Terra”, que decorrerá entre 2 a 15 de outubro – engloba sete concertos onde a espiritualidade será a nota dominante. A música será de origens bastante diversas, desde as suites para violoncelos solo de Bach, aé música síria de Waed Bouhassoun e os cantos sacros da Argélia de Houria Aichi.

O segundo – “Pianomania”, de 12 a 26 de janeiro –, contará um conjunto de concertos de pianistas, a solo, em duo ou com orquestra. Entre outros, destacam-se os nomes de Pedro Burmester e Mário Laginha e da incontornável Mitsuko Uchida.  O terceiro – “Guerra e Paz”, de 11 a 22 de maio – será dedicado a obras de cariz histórico marcados por acontecimentos trágicos, como a 7ª sinfonia de Chostakovitch, dedicada à cidade de Leningrado, escrita durante o seu cerco na 2ª Guerra Mundial.

Outra das novidades será a projecção de cinema com música ao vivo. O clássico Feiticeiro de Oz será exibido nos dias 8 e 9 de dezembro, assim como, a 4, 5 e 6 de janeiro, o Regresso do Rei, o último filme da trilogia de O Senhor dos Anéis. Ainda neste âmbito, um conjunto de imagens cedidas pela NASA vai ser exibido ao som de Os Planetas de Gustav Holst, Assim Falava Zaratustra de Richard Strauss e Short Ride in a Fast Machine de John Adams.

Finalmente, a Gulbenkian vai também abrir as portas a outros estilos musicais. O flamenco vai subir ao palco através da voz de Miguel Poveda (11 de novembro) e da guitarra de Vicente Amigo (1 de dezembro), e o jazz será representado por Dave Holland, Jack de Johnette e Django Bates, numa homenagem aos sessenta anos do músico tunisino Anouar Brahem (16 de abril).

Os bilhetes vão estar à venda na bilheteira da Fundação Calouste Gulbenkian e online.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.