Gulbenkian apresenta temporada 2013/2014

gulb1314_03O encerramento do Grande Auditório para obras, até ao final do ano, condicionará a programação da Gulbenkian no início da próxima temporada. Apesar da elevada qualidade de construção, passaram já 45 anos desde a data de abertura do Grande Auditório, sendo evidente os sinais da passagem do tempo. O restauro e reabilitação deste espaço irá agora ter lugar, na expectativa de que possa reabrir, no início do próximo ano, com qualidade redobrada e melhoria não só de segurança e conforto como também de tecnologias de apoio à produção de eventos. No entanto, a programação não será interrompida, estando previstas atividades no Centro Cultural de Belém, Culturgest, Igreja de São Roque, Academia de Ciências de Lisboa e Basílica de Mafra fruto de parcerias estabelecidas.

A liderança da Orquestra Gulbenkian passa, na próxima temporada, para as mãos de Paul McCreesh que fará a sua primeira apresentação como maestro principal no Mosteiro dos Jerónimos (3 e 4 de outubro) com “A Criação” de Joseph Haydn. McCreesh terá no próximo ano, a companhia de três maestros convidados: Susanna Mälkki, de naturalidade finlandesa, especialista no reportório dos séculos XX e XXI, Joana Carneiro que continua a assegurar o cargo de maestrina convidada e Pedro Neves, maestro titular da Orquestra do Algarve e da Orquestra Clássica de Espinho. A aposta neste elenco de maestros prende-se com o objetivo de imprimir maior versatilidade e dinâmica aos reportórios e projetos a lançar este ano, nomeadamente em termos de reforço da atividade educativa. Uma das iniciativas anunciadas foi a criação de um Estágio Gulbenkian para a Orquestra, que será liderado por Joana Carneiro, com o objetivo de formar uma orquestra juvenil sazonal de elevada qualidade.

Os Concertos de Família, dirigidos a jovens e famílias, foi outra das novidades. Este projeto, dinamizado também por Joana Carneiro em conjunto com Pedro Neves, visa a apresentação de obras-primas da música clássica, aos domingos, a preços reduzidos.

gulb1314_01Outra iniciativa destinada a dar a conhecer jovens emergentes é o programa Rising Stars. Trata-se de uma série de seis concertos promovidos pela ECHO – European Concert Hall Organisation, de que a Fundação Gulbenkian faz parte. Os concertos realizam-se durante um fim de semana, a preços reduzidos.

Em palcos emprestados, até à abertura do Grande Auditório, Paul McCreesh dirige a Orquestra Gulbenkian em seis programas distintos, dois dos quais inteiramente dedicados ao reportório sinfónico mozartiano. Neste período, entre outras obras, vai apresentar a “9ª Sinfonia” de Schubert e a ópera “Orfeu” de Gluck, na versão de Hector Berlioz.

A pretexto dos 50 anos da Orquestra Gulbenkian e já com as obras concluídas, conta a Fundação realizar, no dia 15 de fevereiro de 2014, um dia de portas abertas com concertos, filmes e encontros com músicos.

Na segunda parte da temporada dois jovens compositores apresentam obras encomendadas pela Fundação Gulbenkian, em estreia mundial: Ana Seara e Daan Jassens.

No campo do ciclo Teatro/Música, em parceria com o Teatro Maria Matos, surgem, neste início de temporada, duas propostas arrojadas: Two maybe more, espetáculo do encenador e realizador Marco Martins, a partir do trabalho dos coreógrafos Sofia Dias e Vítor Roriz, com textos de Gonçalo M.Tavares e música de Pedro Moreira; e “Elogio da desordem”, um monólogo para piano semipreparado da compositora portuguesa Joana Sá.

gulb1314_04 gulb1314_02

Na primavera será apresentada uma temporada de ópera contemporânea que inclui a estreia portuguesa da nova obra de Vasco Mendonça The House Taken over com encenação de Katie Mitchell, “Quartett” de Luca Francesconi, com encenação de La Fura dels Baus e ainda uma versão de concerto de “Written on Skin” de George Benjamin.

Anne Teresa de Keersmaeker regressa com Partita 2 (sei solo), uma coprodução da Fundação Gulbenkian com o Teatro La Monnaie, o Festival de Aignon e o Berliner Festspiele entre outros.

Consulte a programação completa aqui.

Reportagem de Tânia Fernandes
Artigo anteriorExposição Ano do Morcego patente no Museu Nacional do Traje em Lisboa
Próximo artigoAndré Sardet oferece downlaod gratuito do seu novo tema “O Amor Mata”, apenas no dia de hoje

Leave a Reply