Guerra E Paz Reedita Nos Sonhos Começam As Responsabilidades

Publicado em português, pela primeira vez, em 2012, chega este mês às livrarias nacionais a nova edição do livro Nos Sonhos Começam as Responsabilidades, de Delmore Schwartz, com chancela Guerra e Paz Editores.

A obra imortalizou o seu autor como «o mais alto expoente literário da geração que cresceu entre a Depressão e o começo da II Guerra Mundial».

A presente edição conta com prefácio assinado por Lou Reed, desaparecido em 2013: “Ó Delmore, que saudades tenho de ti. Foste a minha inspiração para escrever. Foste o homem mais excepcional que conheci… Eras um génio. Amaldiçoado.”, um texto de homenagem, no qual o fundador dos “The Velvet Underground” deixa bem vincada a queda em desgraça de Delmore Schwartz, que viria a morrer completamente só em 1966.

Em Nos Sonhos Começam as Responsabilidades, a realidade e a ficção misturam-se. Tal como o autor, também o protagonista da estória é um jovem de 21 anos. Este rapaz sem nome vê, durante um sonho, projectada na tela de um velho cinema de Nova Iorque, um filme mudo que conta a história de amor dos seus pais. Além do espanto, a personagem questiona a sua própria existência e relação familiar, expondo angústias e medos.

Este livro é uma ode nostálgica à cidade que nunca dorme. A mais bela, alucinatória e comovente que alguma vez terá sido escrita.

O livro, de 256 páginas, está à venda por 15 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.