Guerra e Paz publica Holocausto Brasileiro

holocausto_brasileiroChega a Portugal, em abril de 2014, Holocausto Brasileiro, obra da repórter brasileira Daniela Arbex distinguida como melhor livro-reportagem do ano pela Associação Paulista de Críticos de Artes.

Editado pela Guerra e Paz, o livro centra-se na história do Hospital Colônia, o maior hospício do Brasil situado na cidade mineira de Barbacena, onde nas décadas de 1960 e 1970 se comentaram atos bárbaros e desumanos, que custaram a vida a 60 mil pessoas.

A minha expetativa é que a obra possa, do outro lado do oceano, continuar a consciencializar as pessoas para a necessidade de humanização destes modelos de atendimento. Que o Holocausto Brasileiro ajude a sociedade a transformar segregação em acolhimento em qualquer parte por onde ele passe”, declara a autora. […] a dor provocada pelo Hospital Colónia poderá ser compreendida em qualquer língua ou país, porque as condições sub-humanas impostas a pacientes psiquiátricos repetem-se em outros lugares do mundo”, continua, afirmando que o prémio recebido aumenta a sua responsabilidade como jornalista em busca da transformação social.

Holocausto Brasileiro conta já com oito edições no seu país de origem, tendo vendido mais de 55 mil exemplares e sendo presença assídua nas tabelas de vendas de publicações como a Veja, Folha de S. Paulo, O Globo e Publishnews.

Texto de Alexandra Gil

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.