Grupo Vista Alegre Lançou Amazónia

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Amazónia é a mais recente aposta do Grupo Vista Alegre, que numa iniciativa pioneira lançou uma coleção transversal às marcas do grupo: Vista Alegre, Casa Alegre e Bordallo Pinheiro.

Amazónia é uma coleção inspirada na obra Cinco Viagens Philosophicas, da autoria do naturalista português do século XVIII Alexandre Rodrigues Ferreira, resultante das expedições que realizou no século XVIII a mando da coroa portuguesa ao interior da floresta do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá, e foi desenvolvida em conjunto com a ECOARTS Amazónia (uma entidade brasileira sem fins lucrativos), para além da participação dos índios Kayapó.

A coleção inclui mais de 70 peças de mesa, decorativas, gift e iluminação, em porcelana, cristal, vidro (Vista Alegre), grés (Casa Alegre) e faiança (Bordallo Pinheiro), e apresenta uma decoração inspirada no primeiro levantamento científico da flora, fauna e dos povos da Amazónia, em que sobressaem as cores fortes e vivas, como o laranja, o verde ou o amarelo, os frutos e as aves tropicais.

A coleção foi desenvolvida com recurso a técnicas que aproximam esta coleção
à natureza, desde a escultura à pintura manual, segundo explicaram os responsáveis da marca, aquando a sua apresentação.

Parte da receita da coleção reverterá para a reflorestação da área amazónica de Mato Grosso, num projeto de plantio de árvores frutíferas autóctones, em aldeias indígenas e cidades rurais da região onde a Ecoarts Amazónia atua.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.