Gravuras Originais de Salvador Dali em Exposição no Centro Comercial Colombo

Salvador Dali
Salvador Dali

O Centro Comercial Colombo cede mais uma vez espaço à arte, desta vez com a Exposição A Divina Comédia de Salvador Dalí. Com o apoio da Embaixada de Espanha, a mostra reúne pela primeira vez em Lisboa, uma coleção completa de 100 gravuras originais do artista espanhol, inspiradas na obra literária de Dante Alighieri.

A série foi feita entre 1950 e 1959 e a sua publicação, a cargo da editora francesa Les Heures Claires teve lugar em 1960. Traduz uma fase em que o pintor refletia sobre a sua relação com a literatura, as teorias filosóficas e históricas. A exposição segue a organização do livro, com as ilustrações dispostas em três secções distintas: Inferno, Purgatório e Paraíso. Estas gravuras, produzidas através da técnica de xilogravura (gravura em madeira), apresentam uma dimensão de 33 cm x 26 cm.

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]

 

A mostra encontra-se patente ao público até 20 de setembro e marca a 5ª edição do projeto “A Arte Chegou ao Colombo”. Pode ser vista gratuitamente na Praça Central do Centro Colombo, todos os dias, das 10h00 às 24h00.

Também podem ser efetuadas Visitas Guiadas à Exposição à terça e quinta-feira, às 11h30, com marcação prévia que deve ser feita no Balcão de Informações do Centro.

Reportagem de António Silva e Tânia Fernandes

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.