Gradiva lançou A Batalha – 14 de Agosto de 1385 de Pedro Massano em BD

BATALHA DE ALJUBARROTAA Gradiva lançou recentemente A Batalha – 14 de Agosto de 1385, da autoria de Pedro Massano, uma obra de História muito especial em Banda Desenhada (BD).

Este é um álbum de banda desenhada que descreve aquele que foi um dia decisivo para a História de Portugal –  o dia em  que os heróis portugueses (entre eles D. Nuno Álvares Pereira) derrotaram os muito, mais numerosos Castelhanos, num terreno perto da Batalha.

A Batalha – 14 de Agosto de 1385 descreve o que foi um dia decisivo para Portugal. A 14 de Agosto de 1385, o exército comandado pelo rei D. Juan de Castela foi derrotado, no campo de S. Jorge, por uma força muito inferior de portugueses. Os heróis dessa jornada memorável foram Nun’ Álvares Pereira, D. João I e a hoste heterogénea de quantos combateram sob as suas ordens.

O autor Pedro Massano procurou, de acordo com as fontes históricas da época – Froissart, Castañeda, o próprio D. Juan e, sobretudo, Fernão Lopes – fazer justiça a esses quantos que souberam dar na época uma nova vida e reinventar o seu país.

Neste livro, o autor usou palavras dos autores da época, sendo de realçar as do cronista português Fernão Lopes.

O livro editado recentemente tem 88 páginas e preço de venda ao público de 14,90 euros.

Texto de Susana Gonçalves

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.