Gorbachev – A Biografia De William Taubman Apresentado Em Lisboa

O livro Gorbachev. A Biografia, do vencedor do Prémio Pulitzer, William Taubman, editado pela Desassossego, tem sessão de apresentação agendada no dia 8 de novembro, pelas 18h30, na Sala de Exposições da Biblioteca da Universidade Católica, em Lisboa, com a presença do autor.

O autor de Khrushchev: The Man and his Era estará, aliás, em Lisboa, nos dias 8 e 9 de novembro, a convite da chancela editorial Saída de Emergência, para falar sobre a Biografia de Gorbachev.

Taubman apresenta neste livro um relato da figura responsável pela Guerra Fria e pelo colapso da União Soviética, baseado em entrevistas com o próprio, em documentos dos arquivos russos e em testemunhos sobre o líder russo.

Quando em 1985 Mikhail Gorbachev se tornou líder da União Soviética, esta era uma das duas super potências mundiais. Em 1989, a sua política liberal da perestroika e glasnot tinha transformado permanentemente o comunismo soviético. Em 1990, Gorbachev, mais do que qualquer outra pessoa, foi responsável pelo fim da Guerra Fria. E pelo colapso da União Soviética no ano seguinte. Na primeira biografia do último líder soviético, William Taubman mostra como um menino do campo se tornou no coveiro do sistema soviético, como ascendeu ao topo de um sistema concebido para manter as pessoas como ele na base, como encontrou pontos em comum com o conservador presidente americano Ronald Reagan e como permitiu que a URSS e o seu império na Europa de Leste chegasse ao fim de forma pacífica.
Ao longo do livro, Taubman apresenta as diferentes facetas do carácter único de Gorbachev que levam a que os testemunhos sobre o líder russo sejam tão polariza- dos. Será que ele foi de facto um grande líder, ou acabou derrotado pelas decisões que tomou e pelas forças inflexíveis que enfrentou?
Baseado em entrevistas com o próprio Gorbachev, documentos dos arquivos russos e entrevistas com assessores do Kremlin, adversários e líderes estrangeiros, o retrato intensamente pessoal de Taubman estende-se ao extraordinário casamento de Gorbachev com uma mulher que sempre amou profundamente. Um relato comovente com toda a amplitude de um grande romance russo.

Gorbachev – A Biografia, já estádisponível nos escaparates das livrarias nacionais, desde o início do mês, tem 864 páginas e tem um preço de 29,90 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.