Godard E Skolimowski Em Destaque No 10º Lisbon & Estoril Film Festival

A 10ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival decorre entre 4 e 13 de novembro em diversos espaços de Lisboa e Cascais. Em edição de aniversário, o festival dedica homenagens a Jean-Luc Godard e Jerzy Skolimowski.

Considerado um dos mais influentes cineastas dos últimos 50 anos, Jean-Luc Godard será homenageado com uma retrospetiva completa da sua obra, cerca de uma centena de filmes, entre os quais os clássicos da Nouvelle Vague Vivre Sa Vie (1962), Band à Part (1964), Alphaville (1965) e Pierrot le Fou (1965), protagonizados por Ana Karina, com presença confirmada no festival.

Também Jerzy Skolmowski, pioneiro do novo cinema polaco e uma das vozes marcantes da nova vaga do cinema europeu, e que tem sido distinguido nos mais importantes festivais de cinema, regressa ao festival para uma homenagem, com a exibição de uma retrospectiva integral da sua obra. O cineasta integrará também o Júri da Selecção Oficial em Competição do LEFFEST deste ano.

Alvo de uma retrospetiva completa será também a obra da portuguesa Teresa Villaverde, um dos nomes mais importantes do recente cinema nacional.

Para além das retrospetivas e competições, o Lisbon & Estoril Film Festival terá também exposições, conferências, leituras, apresentações de livros, masterclasses e debates, um simpósio internacional, concertos e outros espectáculos. Destaque para a apresentação, a 10 e 11 de novembro no Teatro Nacional D. Maria II, da famosa peça de Samuel Beckett Dias Felizes, onde a italiana Nicoletta Braschi, atriz principal do filme A Vida é Bela, interpreta o papel de Winnie.

Num outro plano, realce para a exposição fotográfica Chema Prado/Series que inclui retratos de grande formato de personalidades do cinema, como Malkovich, Manoel de Oliveira, António Banderas, Pedro Almodóvar, Stephen Frears, Jim Jarmusch, Robert de Niro, entre outros. Trata-se de uma série de fotografias espontâneas de autoria de CHEMA PRADO, um dos nomes mais reconhecidos e respeitados no panorama do cinema internacional e que dirigiu durante 30 anos a Cinemateca Espanhola. E ainda a exposição A Entrevista, um projecto expositivo da P28.

Os eventos e projecções associados ao Festival vão decorrer no Cinema Medeia Monumental, Espaço Nimas, Casino Estoril, Centro Cultural De Cascais, Teatro Nacional D. Maria II, Centro Cultural De Belém, Cinemateca Portuguesa, Casa Das Histórias Paula Rego, Teatro Da Trindade Inatel, e Cinemas Nos Cascaishopping.

Toda a programação pode ser consultada aqui a partir de amanhã, e os bilhetes vão estar à venda nos locais.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.