Gisberta em cena no Teatro Rivoli

gisbertaGisberta sobe ao palco do Teatro Municipal Rivoli, no Porto, de 30 de janeiro a 16 de fevereiro. O espetáculo conta a história verídica de Gisberta, a transexual morta em 2006 por 14 jovens internos de uma instituição católica, no Porto, após três dias consecutivos de violência física e moral sem precedentes em Portugal.

Na peça, a atriz Rita Ribeiro interpreta, através de um monólogo, a mãe de Gisberta que vai relatando a um jornalista fatos da vida do “seu menino”, até o momento em que parte do Brasil em busca do seu direito de ser vista e respeitada como mulher. No discurso, por um lado delator da sua tristeza, há uma ternura que revela o amor incomensurável pelo filho, que se mistura à revolta contra os que mataram o “seu menino”, e a uma subsequente negação a Deus. Também assumirá a sua culpa por não ter sido capaz de realizar o desejo mais fulcral do “seu menino”: ser tratada por Gisberta.

O espetáculo, levado à cena, em maio, no Teatro Rápido em Lisboa com uma duração de 15 minutos, surge agora com uma nova versão de uma hora que estará em digressão por todo o país.
Os bilhetes custam 12 euros e podem ser adquiridos nos locais habituais.

Texto de Sandra Mesquita

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.