Gastronomia e Jazz aos sábados no AdLib

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

Adlib

Combinar boa gastronomia com as melhores vozes nacionais do jazz é a proposta do restaurante AdLib, em Lisboa. Durante os meses de setembro e outubro, ao jantar de sábado, os pratos assinados pelo chef Daniel Schlaipfer são para ser degustados entre apontamentos musicais.

O timbre doce de Elisa Rodrigues quase fez esquecer o temporal que, no passado sábado, se abatia na (ainda assim movimentada) Avenida da Liberdade. Há casais, grupos de amigos, mas também pessoas sozinhas que escolhem mesa neste ambiente cosmopolita. À nossa volta falavam-se várias línguas e trocavam-se sorrisos descontraídos.

O menu expõe o essencial da gastronomia portuguesa, enriquecida com o cunho pessoal do chef. A apresentação cuidadosa é uma constante, deixando-nos, por vezes, constrangidos com o ato de “desmanchar” tão elaborado arranjo.

Fomos recebidos com amuse bouche constituído por sumo de pepino e salmão. Entre as opções de entradas disponíveis encontra-se a vistosa Rede de Sabores Portugueses que, em forma de lollipops, traz à mesa salada de polvo, melão com presunto de porco preto e pastéis de bacalhau, o Tártaro de Lavagante e Alcachofras ou a Terrina de Foie Gras com chutney de maçã e gelatina de moscatel de Setúbal.

Nos sabores de mar há duas sugestões a não perder: o Tamboril com salada de funcho, que combina o peixe de carne firme e paladar refinado com os aromas do campo ou as Vieiras salteadas com cremoso de aipo e cebola roxa.

Se a opção for de carne, não encontrará naco mais tenro que a Vitela Branca. Saborosa, macia e de sabor pronunciado, vem acompanhada de molejas e espargos verdes. Se, tal como nós, não sabe o que são molejas, permaneça na ignorância…e desfrute!

A sobremesa não é para dispensar nesta casa. Se pretende algo doce, mas ao mesmo tempo que corte com os sabores anteriores, há uma torta de ovos moles ladeada por sorbet de limão e sorbet de tangerina que merece atenção. Se é para avançar, sem peso na consciência, mas no estomago, o nome é Cinco Sentidos de Chocolate. O nome diz tudo, a imagem que publicamos ilustra, mas sentir o sabor, é mais do que se possa descrever. Combina as diferentes variedades do cacau, com texturas díspares. Uma viagem às civilizações pré-colombianas da América Central, infelizmente com bilhete de volta.

Os concertos, aos sábados, começam a partir das 20h00 e é aconselhável reserva de mesa. As próximas atuações são de Daniela Mendes a 13 de setembro, Rui Caetano Trio a 20 de setembro, Jorge Lee Cool Jazz Quartet a 27 de setembro, João David Almeida a 4 de outubro, Paulo Ramos a 11 de outubro, Catarina Ortins a 18 de outubro e George Esteves a 25 de outubro.

O restaurante AdLib fica localizado no Hotel Sofitel Lisbon Liberdade.  Servem jantares, aos sábados, entre as 19h30 e as 00h00.

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.