Gastronomia do Porto abre iniciativa Portugal de Norte a Sul no Tivoli

porto_tvl03Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

O Porto é a primeira região a ter mesa marcada no restaurante Terraço, do Hotel Tivoli da Avenida da Liberdade, em Lisboa. A iniciativa Portugal de Norte a Sul começou ontem e propõe-se revelar as melhores ofertas gastronómicas nacionais, divididas por regiões.

Assim, até ao próximo dia 13 de Abril, as refeições, neste espaço, fazem-se com pronúncia do norte. Fátima Moura, a impulsionadora desta iniciativa, durante o cocktail de apresentação referiu “a importância de dar a conhecer a nossa gastronomia regional, não só aos que vivem na cidade como aos turistas que nos visitam”.

Neste primeiro evento o Tivoli trouxe para Lisboa a Chefe Inês Aleixo do restaurante Casa Inês para a confecção dos pratos e a Niepoort e os seus vinhos do Douro para acompanhamento. As iguarias e a doçaria da Confeitaria da Ponte, de Amarante completam esta refeição.

Do menu fazem parte os bolinhos de bacalhau, as pataniscas de bacalhau, as sardinhas de escabeche e as tripas à moda do porto de entradas. Os filetes de polvo com arroz de polvo, o bacalhau à Gomes de Sá, o cachaço de vitela no forno e o cabrito assado no forno são as escolhas de prato principal. Na sobremesa, as opções são entre as rabanadas, aletria, papos de anjo, lérias ou são-gonçalos.

 

 

Portugal de Norte a Sul continua em maio com a região do Alentejo, e o restaurante parceiro será o Tomba Lombos, de José Júlio Vintém.

O restaurante Terraço abre diariamente para almoço entre as 12h30 e as 15h00 e para jantar das 19h30 às 23h00.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.