Gaspacho Andaluz Pelo Chefe Daniel Schlaipfer no Adlib

Gaspazo no AdlibA Quinzena de Espanha que, está decorrer no restaurante Adlib do Solitel Lisboa, tem vindo a esbater fronteiras gastronómicas com o país vizinho. O C&H aceitou o convite do Chefe Daniel Schlaipfer e foi aprender a fazer um Gaspacho com morangos, salmão marinado e iogurte.

O cesto poisado na mesa tinha já todos os ingredientes: Tomates maduros, cebola, pimento verde, pimento vermelho, pepino, pão duro, alho, azeite, vinagre de xerez, sal e morangos, que lhe dão um toque especial no momento de degustação. Coube-nos a tarefa de os cortar e mais tarde triturar. Juntou-se-lhe o salmão fresco, previamente marinado em sal, açúcar, laranja e lima. A receita leva ainda um toque de iogurte grego, antes de fazer a combinação.

Em relação ao sabor estavam esclarecidas as dúvidas. O passo seguinte revelou-se mais meticuloso. Os participantes deste workshop acompanharam as cuidadosas técnicas de empratamento do chefe, que ensinou a construir uma autêntica “ilha” no prato com croutons, caviar de salmão, microervas e rabanetes. Um pormenor de decoração que é também uma peça fundamental no sabor final desta ciguaria. O resultado foi um prato digno de registo.

Augusto Lopes, da Wine Direct, fez uma seleção de bebidas que deu a provar ao longo da iniciativa. Comecou por servir um cava Freixenet, passando para um rosé René Barbier Tradicion, seguiu-se um doce René Barbier Viña Augusta, finalizando com o tinto Terra d’Uro de Finca La Rana de 2010.

Uma experiência cheia de sabor e salero!

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.